Biguaçu recebe 224 mm de chuvas em 4 dias; 144 mm somente nas últimas 24 horas

Prefeitura empreende esforços para atendimento às ocorrências, principalmente no acolhimento das famílias desabrigadas

O Município de Biguaçu, assim como toda a região da Grande Florianópolis e Litoral Sul de Santa Catarina, foi impactado por chuva volumosa que caiu em decorrência de circulação marítima. De acordo com informações provenientes das estações meteorológicas oficiais da EPAGRI, INMET e CEMADEN, nos últimos quatro dias foram registrados mais de 200 mm de chuva em várias cidades.

Em Biguaçu, choveu 229,8 milímetros no período – o equivalente a 229,8 litros por metro quadrado de terreno. Somente nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi de 144,4 milímetros no território biguaçuense. Em uma conta simples, multiplicando o tamanho da área do município, que é de 367.891 km² (1 km² é igual a 1.000.000 m²), teremos a imensidão de 84.541.351.800 (84,5 bilhões) de litros de água despejados no solo de Biguaçu em quatro dias.

Esse volume gigantesco de água caindo em curto espaço de tempo impossibilita o rápido escoamento e drenagem das águas pluviais, causando alagamentos, quedas de muros e barreiras, entre outras ocorrências.

A Defesa Civil de Biguaçu informa que há, até o momento, o registro de duas famílias desalojadas e que foram acolhidas no abrigo provisório. Entre as ocorrências pontuadas estão alagamentos de vias, deslizamentos de terras, desmoronamentos, alagamentos de residências e destelhamento (com entrega de lonas aos atingidos).

PRONTA RESPOSTA

Diante das lamentáveis intempéries sofridas pelas famílias atingidas, a Prefeitura de Biguaçu procurou dar pronta resposta no atendimento à população, por meio da Secretaria da Segurança Pública, Trânsito, Defesa Civil e Consumidor, Defesa Civil, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Secretaria de Assistência Social e Habitação e a Secretaria de Planejamento e Gestão Participativa, desenvolvendo ações para minimizar os impactos, como remoção de barreiras, limpeza de bueiros e bocas de lobo, acolhimento de famílias atingidas no abrigo provisório instalado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), e atendimento 24 horas com servidores em revezamentos de plantões para atender as ocorrências.

O prefeito Salmir da Silva, que atuou junto com os servidores da Prefeitura Municipal desde o começo da chuvarada, comenta que as equipes estiveram “atendendo as diversas ocorrências em nosso município. As chuvas foram bastante intensas, principalmente na região próxima a Antônio Carlos, onde choveu de forma significativa e trouxe um grande volume de águas para a nossa região. Continuamos com as equipes nas ruas para atendimento à população, principalmente àquelas famílias que ficaram desabrigadas, e na remoção de barreiras e entulhos para a liberação de vias e ruas”.

Recomendações para a população

• Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não atravesse ruas alagadas;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

CONTATOS DA DEFESA CIVIL DE BIGUAÇU

Os telefones para contato com a Defesa Civil de Biguaçu são (48) 3094-4158 e o (48) 99146-9376 (WhatsApp).