Prefeitura de Biguaçu lança revisão do Plano Diretor e programa de Desenvolvimento Econômico Local

Em uma noite histórica para Biguaçu, foi realizado nessa quinta-feira (26) o lançamento de duas iniciativas que visam o desenvolvimento planejado da cidade: a revisão do Plano Diretor e a implementação do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). O ato ocorreu no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), bairro Universitário, e contou com a presença de autoridades e representantes das entidades envolvidas nas ações.

A revisão do Plano Diretor será promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Participativa, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). O Plano Diretor de Biguaçu, instituído pela Lei Complementar nº 12/2009, passará por uma atualização, visando ordenar o planejamento urbano da cidade, com participação de gestores públicos e da população, com criação de propostas de melhorias do município, garantindo o direito à terra urbana, moradia, saneamento, infraestrutura, transporte, trabalho e lazer para os cidadãos do presente e das gerações futuras.

Na oportunidade, o Prof. Dr. Gustavo Andrade Neto explicou que estarão envolvidos nas atividades professores, pesquisadores e estudantes da graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Geografia, entre outros. “O diagnóstico será efetuado de acordo com o que estabelece o Estatuto das Cidades, em duas grandes áreas, a técnica e a comunitária, e se fará uma leitura aprofundada da realidade do município, partindo para o planejamento territorial, em todas as áreas e bairros da cidade, com participação da população”, destacou.

Já o DEL é uma ferramenta que tem como objetivo principal aumentar a competitividade e a capacidade de transformação do município a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortaleça a economia local e melhore a qualidade de vida dos cidadãos.

Biguaçu será o primeiro município da Grande Florianópolis a aderir ao programa. Em Santa Catarina, o primeiro município a implantar o DEL foi Fraiburgo, em 2012. De lá para cá, o programa já passou por 35 cidades, sendo 26 em Santa Catarina, e em municípios do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e também da Alemanha.

O programa é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Fascisc), e em Biguaçu, além da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conta com a parceria da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Mas para além da atuação dessas instituições na aplicação da metodologia do programa, o DEL vai estimular a participação de toda a sociedade local, com a criação de conselhos e câmaras técnicas. Portanto, o planejamento que se pretende elaborar será acima de tudo feito de forma participativa e colaborativa.

No ato de lançamento, o programa foi representado pelo diretor do DEL pela Fascisc, Rogério Maldaner, e pela consultora Aline Nandi, que fizeram uma apresentação sobre as atividades que serão desenvolvidas.

O cronograma de trabalho seguirá pelos próximos 12 meses, sendo que as etapas seguintes incluem entrevistas com 100 lideranças para a produção de uma análise situacional do município.

Na solenidade de lançamento, o prefeito Salmir da Silva ressaltou que “hoje damos a largada em duas grandes ações, com a participação de instituições de renome e com muita experiência, que vão nos auxiliar a planejar a nossa cidade, nos mostrando quais as decisões corretas a tomar, qual o tipo de crescimento queremos para Biguaçu, criando um movimento que facilite a construção civil, a vinda de empreendimentos, indústrias, comércios, mas isso de forma organizada, tirando as ideias do discurso e colocando em prática, sempre pensando no coletivo”.

Também estiveram presentes ao ato o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Leal, a diretora de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento e Gestão Participativa, Amanda Morlos, o presidente da Câmara Municipal, Lucas Rosa Vieira, o presidente da Acibig, Marco Aurélio Dias, e representando a CDL, Sandra Molinaro, bem como secretários municipais, vereadores, funcionários da Prefeitura, Câmara e entidades envolvidas, empresários e população em geral.

As próximas atividades de ambas as ações serão divulgadas no site e nas redes sociais da Prefeitura.