Prefeitura de Biguaçu inaugura pavimentação da rua José Antônio Cardoso, no bairro Bom Viver

A Prefeitura de Biguaçu inaugurou, neste sábado (20), a pavimentação da rua José Antônio Cardoso, no bairro Bom Viver, localizada quase na divisa com o município de São José – próximo à Avenida das Torres. O investimento foi de R$ 609 mil, por meio do Programa Finisa, da Caixa Econômica Federal.

Além de asfalto, a via – que era calçada com lajotas – recebeu nova drenagem e sinalização. Devido ao histórico de alagamentos, a galeria para escoamento das águas pluviais foi reforçada. No projeto executivo, a Prefeitura determinou que fosse aumentado a largura da tubulação. Foram colocados 580 tubos de 1,20 metro de diâmetro. Também houve a construção de 10 caixas de concreto de 2,5 metros quadrados para fazer a interligação da galeria. Mais de 700 toneladas de pó de pedra foram usadas no local.

A comunidade esperava há anos por esta obra e os pedidos de intervenção do Poder Executivo do município foram reiterados após o alagamento ocorrido durante uma chuvarada em 2021, quando as lajotas da rua foram abaixo, derrubando muros e invadindo quintais dos moradores. Naquela ocasião, várias casas localizadas na rua José Antônio Cardoso ficaram alagadas. Agora, a realidade é diferente, tanto que, nas chuvas recentes, a comunidade não teve problemas dessa ordem.

Há alguns dias, também no Bom Viver, foi inaugurada a pavimentação e drenagem da rua Ismar Pedro Benz, obra que teve investimento de R$ R$ 1.369.700,00 por meio de convênio com o Governo do Estado.

Nos últimos três anos, a Prefeitura de Biguaçu realizou mais de R$ 60 milhões em obras espalhadas por todo o município, incluindo pavimentações e drenagens, reforma de creches, escolas e unidades básicas de saúde, término do prédio da rua São José, conclusão do Ginásio Poliesportivo Sérgio Murillo Martins, construção da Policlínica Sul, entre várias outras.

O prefeito Salmir da Silva comentou que “fazer gestão não é olhar para o seu umbigo, mas sim para os problemas vividos pela comunidade. E quando a gente olha o drama que a comunidade passa, como ocorria aqui nesta rua, a gente encara de frente para poder fazer uma obra ou ação para poder sanar isso”.

O vereador Manoel José de Andrade, o “Maneca”, que é morador do Bom Viver, disse que “há 15 anos eu reivindico essa obra. Precisou vir o Salmir para resolver este problema, com tubulação de 1,20 metro, foi a melhor obra já realizada no município de Biguaçu”.

Rejane, que é moradora da rua José Antônio Cardoso, disse que “desde o ano 2000, quando eu passei a morar nesta rua, a gente estava esperando por esta obra. Ao longo de todos esses anos eu vi vizinhos perderem tudo por causa de enchentes, eu mesma perdi muita coisa. Mas hoje a gente dorme tranquilo, pois não tem mais enchentes. A obra ficou maravilhosa, acompanhei desde o início e parabenizo a Prefeitura de Biguaçu por realizar esta conquista para a comunidade”.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza não pode estar presente no ato pois estava em viagem para tratar de assuntos particulares. Também participaram da inauguração vereadores, secretários municipais, servidores, lideranças empresariais e comunitárias, e a comunidade que reside ao longo da via.