Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Biguaçu

Programa DEL Biguaçu impulsiona desenvolvimento e projeta cidade para 2050

Mapa Estratégico, construído de forma colaborativa, foi entregue ao prefeito 

Um importante marco foi alcançado para o município de Biguaçu na última semana, com a apresentação dos resultados do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL Biguaçu. Durante o encontro, que reuniu representantes de diferentes setores que atuam junto ao programa, foram apresentados os avanços das ações e projetos em curso. 

O ponto culminante da reunião foi a entrega do Mapa Estratégico de Biguaçu ao prefeito Salmir da Silva. Esse mapa abrangente delineia o planejamento de Biguaçu para as próximas três décadas, com um olhar atento ao horizonte de 2050. Participaram da reunião o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Agente de Articulação do DEL Biguaçu, Antônio Carlos de Azevedo, o secretário de Administração, Vinicius Hamilton do Amaral, a diretora da Acibig/CDL, Sandra Molinaro, a consultora da Facisc, Aline Nandi, e o coordenador estadual do Instituto DEL, Osmar Vicentim. 

O DEL Biguaçu é uma ferramenta colaborativa, reunindo mais de 60 voluntários distribuídos nas quatro Câmaras Técnicas em operação: Ambiente Empresarial, Infraestrutura e Mobilidade, Turismo e Agronegócio. Além disso, a Câmara Técnica de Inovação encontra-se em processo de estruturação. A composição do programa também conta com os membros do Conselho, reforçando sua abordagem participativa. As atividades do programa foram iniciadas no município em julho do ano passado. 

O programa, cuja metodologia é fornecida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Instituto de Desenvolvimento Local (I-DEL), oferece um modelo de gestão pioneiro para municípios que aspiram ao crescimento econômico sustentável. Com um olhar voltado para 2050, o programa produziu um mapa estratégico abrangente para Biguaçu, cuja execução se desenrola através da implementação de projetos alinhados com as diferentes esferas da comunidade, coordenados pelas Câmaras Técnicas. Em Biguaçu, a implementação do DEL conta ainda com a participação da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 

A implementação do programa DEL em Biguaçu representa uma visão planejada e ordenada para o desenvolvimento do município. O programa transcende a simples execução de projetos, pensando uma Biguaçu três décadas à frente, abrangendo desde a revisão de leis até análises econômicas. O processo incluiu uma série de oficinas de planejamento envolvendo diversos participantes-chave, culminando na definição de missão, visão e valores. Essa abordagem tem gerado uma plataforma de diálogo entre entidades públicas, empresas locais e organizações não governamentais, com resultados tangíveis de desenvolvimento sustentável. 

O coração do programa é o Mapa Estratégico de Biguaçu 2050, um documento construído de maneira colaborativa, contando com a participação ativa de líderes ligados ao Conselho de Desenvolvimento e membros das Câmaras Técnicas. Através de metodologias participativas, esse mapa se tornou a bússola orientadora para o futuro de Biguaçu, garantindo que os projetos e ações promovidos pelas Câmaras Técnicas e parceiros do DEL convergirão em direção aos objetivos delineados para o futuro. 

Saiba mais 

O DEL acolhe uma variedade de participantes: representantes do setor público, empresarial e atores não governamentais, que trabalham coletivamente em busca do aprimoramento das perspectivas de crescimento econômico e geração de empregos. A participação ocorre através de representação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Local ou como membros civis das Câmaras Técnicas. 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Local (Condel),  órgão máximo do DEL, desempenha um papel consultivo e deliberativo fundamental. Composto igualitariamente por representantes da sociedade civil, setor privado e governo, todos voluntários em suas funções, o Condel possui um papel estratégico vital na condução do programa. 

Já as Câmaras Técnicas (CTs) são grupos especializados responsáveis por conceber, implementar, monitorar e avaliar projetos alinhados com o mapa estratégico municipal. Todos os membros das CTs também são voluntários, sendo requisito essencial ter conhecimento notório ou uma relação direta com o tema abordado por cada CT. 

Veja abaixo em Arquivos o Mapa Estratégico do município.