Serviço de Inspeção Municipal de Biguaçu (SIM)

O Serviço de Inspeção Municipal de Biguaçu (SIM-Biguaçu) está vinculado à Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura, na área de Divisão Agropecuária e Produção Animal. Foi instituído em 18 de agosto de 2010 através da Lei n⁰ 2.944/2010 e regulamentada pelo Decreto n⁰ 127 de 16 de setembro de 2010.

O SIM-Biguaçu visa a Inspeção industrial e sanitária e a fiscalização dos produtos de origem animal no município de Biguaçu, tais como carne e seus derivados, pescado e seus derivados, ovos e seus derivados, leite e seus derivados, além de produtos de abelhas e seus derivados. A inspeção higiênico-sanitária tem por objetivo principal a preservação da saúde pública mediante o acesso a alimentos seguros, reduzindo riscos de transmissão de zoonoses (doenças transmitidas dos animais para o homem) e toxinfecções alimentares.

O Título de Registro no SIM-Biguaçu agrega valor de mercado aos produtos, por motivar organização, limpeza e maior controle da produção pelos estabelecimentos. Esse processo impulsiona pequenas propriedades que desejam comercializar seus produtos dentro do município preservando a cultura e costumes locais, além de valorizar esses empreendedores.

A inspeção municipal possui também outras atribuições:

  1. Monitorar a instalação de indústrias juridicamente estabelecidas, qualificando, dessa forma, produtos e subprodutos de origem animal, retirando-os da informalidade;
  2. Fiscalizar indústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal de Biguaçu quanto aos aspectos higiênico-sanitários e ambientais, assim como de seus produtos, estabelecendo o controle de qualidade destes;
  3. Combater o comércio clandestino de produtos de origem animal por meio de parcerias com o ministério público e vigilância sanitária municipal;
  4. Promover a educação sanitária visando a conscientização da população quanto a importância do consumo de produtos de origem animal higienicamente seguros.

Documentos para Registro de Estabelecimento e Registros no SIM-Biguaçu:

O interessado em obter o SIM, deve providenciar a abertura do processo no Pró-Cidadão ou via e-mail, portando CPF, RG e o Requerimento preenchido e assinado.

ETAPA 1: Aprovação Prévia do Projeto

  1. Requerimento para Registro/Mudança de Endereço, Reforma/Ampliação, Alterações Cadastrais, Interrupção das Atividades ou Cancelamento de Registro de Estabelecimento no SIM – ANEXO 1.
  2. Alvará de funcionamento.
  3. Planta baixa do estabelecimento contendo todas as instalações e equipamentos pretendidos, áreas anexas ao estabelecimento e seu entorno imediato ou relacionado ao seu funcionamento.
  4. Planta baixa do estabelecimento com setas indicativas do fluxo de produção e de movimentação dos colaboradores.
  5. Memorial Técnico Sanitário do estabelecimento (MTSE) – ANEXO 2.
  6. Inscrição na Secretaria da Fazenda do Estado (CNPJ ou, Nota de Produtor Rural, quando for produtor Artesanal).
  7. Contrato Social ou Declaração de Firma Individual.
  8. Anotação de responsabilidade técnica – Médico Veterinário.
  9. Documento profissional do Responsável Técnico – Médico Veterinário.
  10. Recolhimento da taxa de Registro de Estabelecimento.

 ETAPA 2: Vistoria Final 

  1. Requerimento para Registro/Mudança de Endereço, Reforma/Ampliação, Alterações Cadastrais, Interrupção das Atividades ou Cancelamento de Registro de Estabelecimento no SIM – ANEXO 1 – ETAPA 2
  2. Atestado de saúde dos manipuladores de alimentos.
  3. Análise laboratorial da água do estabelecimento (análise físico-química e microbiológica).
  4. Documento emitido por órgão ambiental conforme CONSEMA e/ou legislação vigente. 
  5. Manual dos Programas de Autocontrole (PAC).
  6. Formulário de Registro de Produto – ANEXO 4.
  7.  Recolhimento da taxa de Registro de Produtos.

Registros no SIM-Biguaçu:

EstabelecimentoSTATUSN° SIM
VIVEIRO 3 RIACHOSATIVO4
CENTRAL DOS FRANGOSATIVO7
PEIXARIA SEIS IRMÃOSATIVO8
FAZLATIATIVO10
LA POPOTEATIVO11
BRAGAMELATIVO12
PESCADOS SIMÃOATIVO13
PEIXARIA MARRECOSATIVO14
PRIMOS CARNESATIVO15

Contatos:

Endereço: Rua Maria Antônia Chaves, s/n, Centro Comunitário – Foz do Rio Biguaçu – Biguaçu/SC

Telefone: (48) 99194-8745 – (48) 3094-4116

E-mail: veterinaria@bigua.sc.gov.br

O que é o Selo Arte?

O Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal.

Essa certificação somente pode ser obtida quando o estabelecimento já possui o registro no SIM ou em outro serviço de inspeção.

Mais informações no link: https://www.cidasc.sc.gov.br/inspecao/selo-arte/