Escolas municipais de Biguaçu participam de campanha ambiental promovida em nove países

Educar e empoderar as crianças para proteger o meio ambiente: com esse objetivo, mais uma vez alunos das escolas municipais de Biguaçu participam da campanha de sensibilização ambiental Ao Redor da Ibero-América, promovida no município pela Secretaria de Educação e pela empresa Veolia. A iniciativa, que neste ano completa 10 anos, é realizada em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), sendo destinada a estudantes de escolas públicas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru e, desde 2021, Espanha e Portugal.

O lançamento em Biguaçu ocorreu nesta terça-feira (4) na Escola Básica Municipal Ruth Faria dos Reis, contando com as presenças do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, do secretário de Educação, Oscar Silva Neto, representantes da Veolia, diretores, professores e alunos.

O tema da campanha de 2022 tem foco na proteção de um recurso indispensável para a vida no planeta: “A urgência de cuidar da água: Pequenas ações, grandes mudanças”. Ao levar esse assunto às escolas, se pretende aumentar a conscientização das crianças sobre o cuidado, uso racional e reutilização da água.

Podem participar crianças de 10 e 11 anos, que vão assistir aulas, realizar atividades didáticas, recreativas e criativas, e, ao final, participarão de um concurso cultural. Os alunos deverão elaborar um projeto que contribua para o meio ambiente e depois gravar um vídeo de três a cinco minutos apresentando a ideia, com slogan, público-alvo e ações.

Cada escola seleciona os três melhores vídeos e envia para a Secretaria de Educação, que por sua vez, seleciona os três melhores do município e encaminha à Veolia. Após, um comitê do concurso escolhe os três trabalhos que representarão o Brasil, que serão publicados nas redes sociais da campanha e serão votados por meio de uma plataforma própria da campanha. O vídeo mais votado será o vencedor nacional.

O prêmio para o aluno que apresentar o melhor trabalho no município será um tablet. Já a premiação nacional será um kit digital, composto por computador, impressora e internet por um ano, e ainda uma bolsa para um curso que o estudante vencedor escolher. A melhor escola na categoria nacional também vai receber um kit digital, com três computadores e uma impressora. Todos os participantes ganham brinde e participam de palestra e os finalistas vão receber placas de mérito.

Além de Biguaçu, participam da ação as cidades catarinenses de Antônio Carlos, Balneário Piçarras, Barra Velha, Blumenau, Brusque, Navegantes, Palhoça, Penha, São Francisco Do Sul e Tijucas.

Em Biguaçu, a empresa que promove a campanha é responsável pelo aterro sanitário localizado na região da Estiva.