Prefeitura abre primeira Farmácia Básica 24 horas de Biguaçu

Polo funciona em todos os dias da semana, incluindo feriados, anexo à Unidade Básica de Saúde Praia João Rosa

Os cuidados com a saúde não têm dias e nem mesmo horários certos, mas precisam ser prioridade a qualquer momento. Pensando em facilitar o acesso da população aos medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre, a partir desta semana, a primeira Farmácia Básica 24 horas de Biguaçu. 

Entregue à comunidade em cerimônia realizada na noite dessa quarta-feira (8), o polo, anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Praia João Rosa, localizada na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, nº 144, ao lado da Policlínica Municipal, já está em funcionamento. A inauguração deu início ao calendário de ações em comemoração aos 191 anos do município. 

Os atendimentos serão realizados de segunda-feira a domingo, inclusive nos feriados, no contraturno das farmácias das demais UBS, ou seja, caso o usuário, de qualquer região, precise fazer a retirada de medicamentos após o horário de expediente da sua unidade, terá a opção de buscar a Farmácia 24 horas de Biguaçu. 

Falando à comunidade, o prefeito Salmir da Silva reforçou o compromisso com a promoção de serviços ainda mais acessíveis e eficientes, para a garantia de uma saúde pública de qualidade. “Estamos empenhados em oferecer aos biguaçuenses a melhor assistência em Saúde, o que inclui a ampliação dos horários de funcionamento de diversas unidades, a oferta de novidades no atendimento e o aumento da cobertura de serviços, por meio de mutirões e da abertura de espaços, como a Farmácia Básica 24 horas. É muito bom realizar mais uma entrega, das muitas que ainda estão previstas, e acompanhar de perto os reflexos na qualidade de vida e bem-estar da população”. 

A secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, explicou mais detalhes sobre a iniciativa. “A inauguração da Farmácia Básica 24 horas é uma grande conquista para Biguaçu. Em conversa com outros secretários da Grande Florianópolis, também fiquei orgulhosa em constatar que esse projeto é pioneiro na região e pode incentivar a implementação em outros municípios. Tudo foi planejado para garantir um atendimento otimizado, especialmente, às pessoas que vêm de serviços de urgência e emergência, por isso, escolhemos o bairro Praia João Rosa, um local centralizado e de fácil acesso, próximo à BR-101. Dessa forma, desejamos que todos possam usufruir da melhor forma possível”. 

Para o diácono Manoel Antônio Vieira, representante da comunidade do bairro Praia João Rosa, “essa farmácia é um presente muito bem-vindo pela população! Esperamos que ela possa suprir as necessidades dos moradores de todas as regiões. Afinal, tantas são as pessoas que, por vezes, não possuem condições de comprar os medicamentos e precisam desse serviço de forma imediata. Em nome dos biguaçuenses, agradeço a todos os envolvidos por executarem essa ideia em benefício de quem mais necessita”. 

O ato de abertura foi acompanhado ainda pelo vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, por secretários municipais, vereadores, servidores, autoridades do poder judiciário e militares e líderes religiosos, assim como contou com a presença de famílias biguaçuenses.