Diagnóstico do Turismo apresenta panorama atual do setor em Biguaçu

Biguaçu está cada vez mais perto de se tornar um destino turístico consolidado. As potencialidades e adequações a serem desenvolvidas para a conquista desse objetivo foram discutidas nessa quarta-feira (21), no I Seminário de Planejamento Participativo do Plano Municipal de Turismo, através da apresentação do Diagnóstico do Turismo do município.

O encontro promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Santa Catarina teve a participação de representantes do trade turístico, incluindo as comunidades indígenas, bem como de autoridades municipais e de outras categorias interessadas.

O relatório apresentado, elaborado com base no levantamento de dados, análise de documentos e pesquisas de campo, leva em consideração a chamada “jornada do turista”, que consiste no processo de escolha do destino, planejamento da viagem e/ou passeio, reservas para a estadia, a experiência no local e a satisfação, seguida pela divulgação espontânea.

Dentro desses aspectos, foram elencados os seguintes tópicos:

– Como está sendo divulgado o destino atualmente; quais melhorias podem ser realizadas nesse sentido;

– A presença digital das empresas do ramo turístico do município; inclusão dos meios de hospedagem nas agências de viagem digitais;

– O acesso e os meios de transporte para a chegada e trânsito no destino; a infraestrutura para receber os turistas;

– A oferta turística, com relação a meios de hospedagem, alimentos e bebidas, agências de viagem, experiências e atrativos turísticos, como locais, eventos e o artesanato típico.

A equipe de consultoria do Sebrae também apresentou a proposta de criação de cinco conjuntos turísticos, territórios, para auxílio no planejamento de ações e direcionamento dos investimentos públicos, bem como listou as legislações vigentes que contribuirão para o bom desempenho do futuro Plano Municipal do Turismo.

Entre as pausas na exibição do material, o público pôde interagir por meio de espaços para questionamentos e expressão de opiniões, além de duas pesquisas on-line, uma voltada aos empresários, sobre capacitação e gestão ambiental, e a outra a todos os presentes, direcionada à avaliação do conteúdo apresentado.

Os formulários eletrônicos ainda estão ativos. As pessoas que desejarem participar e entender melhor o processo, podem acessá-los nos links:

Pesquisa de Capacitação e Gestão Ambiental – https://forms.gle/RxhiesqqrN3nifXm6

Avaliação – Pontos Fracos e Fortes – https://forms.gle/aS4VvszHhpzH9t7w5

Após os estudos realizados, esta é a segunda etapa para a elaboração do Plano Municipal do Turismo de Biguaçu, que segue em construção até o final do ano de 2023, com entrega prevista para o mês de dezembro.

O consultor, Carlos Cappelini, explica os objetivos da reunião e conta quais serão os próximos passos do projeto. “Com este evento, buscamos validar os dados levantados e, conforme os apontamentos realizados pelos participantes, identificar outros aspectos e novos pontos de vista. Recebendo essas informações, vamos tratar e atualizar o documento. Posteriormente, em agosto, haverá novo encontro, para construir de forma conjunta a missão e a visão do turismo do município, que orientarão a definição de estratégias e ações a serem executadas. No fim do ano, após a aprovação da Secretaria responsável, ocorrerá a entrega do produto final”.

Para o secretário adjunto de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Luiz Gustavo da Silva, “o Plano Municipal de Turismo, para nós, enquanto Administração Pública Municipal, é uma ferramenta muito importante; um documento norteador, que nos apontará os caminhos para colocar o município nos roteiros de turistas de todo o país e, consequentemente, contribuir para o nosso desenvolvimento”.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Oliveira, e o secretário da Receita, Ederson Kremer, assim como vereadores, também estiveram entre os representantes do Poder Público Municipal.

Prefeitura e Sebrae pelo desenvolvimento turístico de Biguaçu

O Plano Municipal de Turismo é uma das quatro estratégias de fomento ao turismo em desenvolvimento no município, sendo as outras três: o Turismo Rural – Terra de Biguaçu, o Turismo Pedagógico e o Place Branding.

Os detalhes sobre cada uma das ações estão disponíveis no site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, na aba Notícias.