Nova sede da Famabi é inaugurada

Prédio de 423 m² foi feito a custo zero para o município

A Prefeitura de Biguaçu inaugurou, na tarde dessa quinta-feira (4), a sede da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), no bairro Praia João Rosa. O prédio de 423 m² tem dois pisos, contempla acessibilidade e tem um espaço onde funcionará a Escola do Meio Ambiente, local destinado a ações de educação ambiental.

A nova sede fica na rua Maria Cecília Sodré, bem pertinho do Parque Municipal Lagoa do Amilton, e leva o nome do ex-vereador José Pedro Soares, o “Bileco”, falecido em 2017. Ele era residente na Praia João Rosa e também foi diretor da Famabi, além de ter exercido o cargo de secretário Municipal da Pesca.

A obra foi construída sem nenhum custo para a Famabi ou para a Prefeitura de Biguaçu, graças a uma ação da própria fundação realizada no decorrer de 2022. Três empresas com empreendimentos em Biguaçu deveriam fazer duas compensações ambientais e uma compensação de Estudo de Impacto de Vizinhança que, somadas, totalizavam R$ 1,2 milhão.

A Famabi propôs que as três compensações fossem juntadas em uma só ação e dessa forma as empresas custeassem a construção do novo prédio. A proposta foi aceita pelas construtoras. Elas assinaram um Termo de Compromisso e arcaram com as despesas para erguer a nova estrutura. Assim, a obra foi realizada a custo zero para o município.

Para o prefeito Salmir da Silva, “esta é uma obra que com certeza traz mais uma grande conquista da Prefeitura Municipal de Biguaçu para com a comunidade, para as empresas que aqui pretendem se instalar, para os empresários que investem em nosso município abrindo novos empreendimentos, para que a gente consiga assim atendê-los de uma forma cada vez melhor”.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza comentou que “Biguaçu cresce a cada instante, a cada momento e tem despontado muito na Grande Florianópolis com uma rapidez enorme, com várias empresas chegando em nosso município gerando empregos e qualidade de vida para a população. Esta obra entregue hoje vem ao encontro desse descimento da cidade e confirma o que a Prefeitura de Biguaçu sempre quer, o bom atendimento às pessoas que aqui moram e àqueles que aqui querem investir”.

O superintendente da Famabi, Thiago Martins Coelho, pontuou que “entregamos aqui um prédio de R$ 1,2 milhão, onde o piso que a gente está pisando é fruto de compensação ambiental, o prédio todo é de compensação ambiental, assim como computadores. Então a nova sede da Famabi foi feita a custo zero para o município”.

Também participaram da inauguração vereadores, secretários municipais, empresários, lideranças comunitárias e moradores do bairro.