Biguaçu bate recorde na geração de empregos e estoque de trabalhadores no regime CLT é o maior da história

As empresas instaladas em Biguaçu estão gerando empregos e o mês de fevereiro registrou recorde de trabalhadores com carteira assinada. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, o segundo mês de 2023 teve saldo positivo de 182 novas vagas criadas (diferença das 915 contratações frente aos 733 desligamentos) e encerrou com estoque de 17.916 pessoas formalmente inseridas no mercado de trabalho no âmbito municipal – o maior da história.

O volume de trabalhadores contratados via regime CLT em Biguaçu está crescendo ano a ano. Em dezembro de 2018, a quantidade de empregos formais era de 15.321. Em dezembro de 2019, foi para 15.668. Ao final do ano de 2020, a massa de trabalhadores no regime CLT na cidade foi de 15.578. Já em 2021, houve crescimento de 9,95% em relação ao ano anterior, totalizando 17.128. Em dezembro de 2022, o estoque foi de 17.737 (+3,56%), culminando com os atuais 17.916 de fevereiro de 2023.

Conforme o Caged, a maior parte do estoque CLT em Biguaçu está no setor de Serviços (7.363 trabalhadores), seguido do Comércio (4.632), Indústria (3.958), Construção Civil (1.725) e Agropecuária (238). Já no recorte das 182 novas oportunidades de trabalho criadas em fevereiro, 110 foram no setor de Serviços, 32 na Indústria, 26 na Construção Civil e 14 no Comércio. A Agropecuária ficou no 0 a 0 neste mês.

De acordo com o prefeito Salmir da Silva, “os dados mostram que o nosso município está retomando fôlego após a crise provocada pelo Coronavírus. Biguaçu é uma das cidades que oferece as melhores oportunidades para a instalação de empresas e geração de emprego e renda da região, possuindo uma localização estratégica próximo da Capital e de portos, fácil acesso via BR-101, além de um processo simplificado na Prefeitura de Biguaçu para abertura de novas empresas”.

Feirão de Empregos

Com a demanda aquecida no mercado de trabalho local, a Prefeitura realizou, no dia 23 de fevereiro, o Feirão de Empregos de Biguaçu. A iniciativa ocorreu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a parceria de 18 empresas e instituições de ensino. Durante o evento, no Ginásio de Esportes Nagib Salum, foram ofertadas 354 vagas de trabalho, além de informações sobre cursos de qualificação e o Programa Jovem Aprendiz.  Mais de 1.000 pessoas foram ao local em busca de uma oportunidade.

Programas municipais de incentivo

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua em duas frentes para o incentivo à criação e formalização de empresas e no preenchimento de vagas de emprego no município, com os programas Domicílio Fiscal e Biguaçu +Empregos.

O Domicílio Fiscal tem o objetivo de desenvolver e regularizar as empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços não estabelecidos quanto ao Cadastro Mobiliário Municipal e atrair novos investimentos. Essa iniciativa visa estimular a formalidade das atividades econômicas, permitindo ao prestador a possibilidade de emissão de notas fiscais de serviços e de otimização do tempo quanto à burocracia na abertura de empresas. As empresas ou profissionais autônomos não estabelecidos que se interessarem em aderir ao programa poderão eleger como domicílio fiscal o endereço fiscal da Casa do Empreendedor, que fica junto à Secretaria.

Já através do Biguaçu Mais Empregos, as pessoas que não conseguiram comparecer ao Feirão, também podem contar com o portal do programa para encontrar uma oportunidade de trabalho ou participar de cursos de capacitação gratuitos, na modalidade de Ensino à Distância. A plataforma, que pode ser acessada através do site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, possibilita o cadastro de currículos e empresas e a candidatura às vagas disponibilizadas, de forma prática e totalmente gratuita.