Dengue: Secretaria Municipal de Saúde faz alerta à população 

Biguaçu é um dos 154 municípios que estão classificados como infestados pelo mosquito transmissor da doença em Santa Catarina 

As arboviroses, doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, têm se apresentado como um desafio crescente para Santa Catarina, e a Dengue desponta como uma das principais preocupações. O ano de 2023 revela um cenário alarmante: conforme os dados do último informe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o estado está enfrentando sua pior situação até o momento, com 154 municípios, entre eles Biguaçu, sendo classificados como infestados. Ao longo do ano, foram registrados em Biguaçu 1.542 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e 976 casos positivos de Dengue. 

O aumento significativo no número de casos e focos de larvas destaca a urgência de um esforço conjunto entre Poder Público e população para conter a propagação da doença. Com a aproximação do Verão, com temperaturas mais elevadas e chuvas frequentes, as condições se tornam ainda mais favoráveis para a reprodução do mosquito vetor da doença, o que aumenta o risco de transmissão.

A importância da colaboração de todos 

O combate à Dengue exige a colaboração de toda a comunidade. As autoridades de saúde estão intensificando esforços para controlar a situação, mas é crucial que cada indivíduo faça a sua parte. A prevenção é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito e, consequentemente, a propagação da doença. 

A conscientização e a adoção de medidas simples no dia a dia são fundamentais para proteger a saúde de todos e garantir um ambiente mais seguro contra as arboviroses. Veja abaixo medidas preventivas: 

– Elimine criadouros: verifique regularmente sua residência e terreno para garantir que não haja recipientes que acumulem água parada, propiciando a reprodução do mosquito; 

– Descarte adequado de resíduos: evite o acúmulo de lixo e descarte-o corretamente para evitar que se torne um criadouro do mosquito; 

– Uso de repelentes: utilize repelentes regularmente, especialmente durante as horas do dia em que os mosquitos são mais ativos (início da manhã e ao anoitecer); 

– Uso de roupas: ao frequentar áreas propensas à proliferação do mosquito, utilize roupas de manga longa e calças compridas; 

– Telas e mosquiteiros: instale telas em portas e janelas para impedir a entrada do mosquito em ambientes fechados;

– Conscientização comunitária: promova a conscientização de toda a família e vizinhos sobre a importância das medidas preventivas na comunidade, estimulando a participação de todos. 

Para denúncias de possíveis criadouros, entre em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 6012282, WhatsApp (48) 99113-6540 ou e-mail ouvidoria@bigua.sc.gov.br.

Casos suspeitos

Os principais sintomas da Dengue são: 

– Febre alta (maior que 38°C); 

– Dor no corpo e articulações; 

-Dor atrás dos olhos; 

– Mal estar; 

– Falta de apetite; 

– Dor de cabeça; 

– Manchas vermelhas no corpo.      

A infecção por Dengue pode ser assintomática (sem sintomas) e apresentar quadro leve, no entanto, podem surgir sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada dos outros sintomas listados acima. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. 

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. 

Ao apresentar sintomas e suspeita da doença, busque atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. 

Acesse materiais informativos aqui.