XIV Conferência de Assistência Social é realizada em Biguaçu

Foi realizada na última sexta-feira (30) a XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Biguaçu. O encontro, que teve como tema a “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, ocorreu no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) durante todo o dia, contando com a participação de 90 pessoas, entre autoridades, profissionais, usuários, organizações e entidades da área.

A abertura do evento contou com a participação do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, do secretário de Assistência Social, Auri Bitencourt, do secretário adjunto da pasta, Wiler de Faria, do presidente do Conselho de Assistência Social, Lucas Martins, do pároco da Paróquia São João Evangelista, padre Ewerton Martins Gerent, e da palestrante Dra. Rúbia dos Santos Ronzani, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As conferências são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS, ocorrendo no âmbito da União, dos Estados e dos Municípios. O processo conferencial fortalece os conselhos de Assistência Social e o controle social do SUAS, trazendo os usuários para a centralidade das discussões sobre a Política Nacional de Assistência Social.

Durante o encontro, foram discutidos em grupos diferentes assuntos divididos em cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda.

Ao final, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que deverá ser realizada de 9 a 11 de outubro, em Florianópolis. Veja os nomes e setores que representam abaixo:

Governamental

Titular

Suplente

Magda Werner Philippi

Morgana Vieira Jacinto Martins

Deyse de Souza

Rafael Bertoncini Goulart

Neide Maria Serpa Machado

Lucas Martins

Sociedade Civil

Titular