Unidade Básica de Saúde Indígena é entregue à aldeia M’Biguaçu

Cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (20), na Terra Indígena M’Biguaçu, no Balneário São Miguel, simbolizou a entrega da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) Yynn Moroti Wherá ao povo guarani residente na aldeia. O ato contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

A UBSI foi construída pela União após um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) e chegou a ser inaugurada há dois anos, mas nunca entrou em funcionamento. Porém, após parceria realizada em 2023, entre a Prefeitura de Biguaçu e a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), uma reforma foi providenciada no local (com material fornecido pela Prefeitura e a mão de obra pela Sesai) e equipamentos foram disponibilizados pelo município para possibilitar a abertura da UBSI.

Na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, uma reunião entre a Sesai, a Secretaria de Saúde de Biguaçu e a Advocacia Geral da União definirá o modelo de gestão da UBSI. A Prefeitura de Biguaçu propõe disponibilizar uma equipe de Saúde da Família para atendimento de indígenas e não-indígenas residentes na comunidade de São Miguel.

Pela proposta, a equipe de saúde da Sesai atenderá os indígenas na UBSI em determinados dias de cada mês (conforme o cronograma da própria Sesai). E, para a UBSI não ficar ociosa, nos demais dias o atendimento seria feito pela equipe da Secretaria de Saúde de Biguaçu. Atualmente, os indígenas e não-indígenas residentes em São Miguel precisam se deslocar até a UBS do Prado para receber acompanhamento médico.

A ministra Sônia Guajajara ressaltou a proposta da Prefeitura de Biguaçu para a abertura da UBSI. “É importante essa parceria entre o município e a Terra Indígena M’Biguaçu para a gente avançar nessa questão da política de saúde indígena. Quantas aldeias hoje, em todo o Brasil, esperam por uma UBSI como essa? Então, aqui em Biguaçu, consideramos um grande passo, um grande avanço nesse sentido”.

A UBSI Yynn Moroti Wherá conta com estrutura para consultório médico e de enfermagem, uma sala equipada com consultório odontológico, espaço para recepção, sala de esterilização e dispensa de medicamentos.

A solenidade contou com a presença do prefeito Salmir da Silva, do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, do deputado estadual Marcos José de Abreu (Marquito), dos vereadores Lucas Rosa Vieira (Manequinha) e João Luiz Luz, da secretária de Saúde de Biguaçu, Magali Eliane Pereira Prazeres, da secretária de Direito Ambiental e Territorial Indígena do ministério, Kerexu Yxapyry, e de diversas lideranças guarani de Santa Catarina.