Após inauguração, UBS Praia João Rosa inicia atendimentos na próxima semana

O ano está chegando ao fim, mas as novidades na área da Saúde não! A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Praia João Rosa, denominada João Manoel da Silveira, foi oficialmente inaugurada pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde,  nesta quarta-feira (29) e inicia as atividades já na segunda-feira, 4 de dezembro. Conforme anunciado anteriormente, o Município investiu cerca de R$ 170 mil para a realização dessa entrega, aguardada pela comunidade há mais de 10 anos. 

Em uma estrutura ampla, situada na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, ao lado da Policlínica Municipal, o espaço para atendimentos conta com  três consultórios médicos, três consultórios de enfermagem, um consultório odontológico, sala de vacinas, sala de curativos, sala de procedimentos, triagem e salas administrativas, onde, inicialmente, atuarão duas equipes de Estratégia de Saúde da Família. O horário de funcionamento será das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. 

Além de usuários do próprio bairro, a partir da abertura da nova unidade, os territórios das UBS Centro e Saveiro serão redivididos, a fim de otimizar as demandas e, assim, ampliar a cobertura dos serviços disponibilizados aos moradores dessas regiões. 

Veja quais serão as áreas contempladas na UBS Praia João Rosa com a reestruturação:

Bairro Centro

Rua João Maria Rosa

Rua Beira Mar

Rua Manoel Francisco da Silva

Rua Francisco Carlos Miranda

Rua Lages

Travessa Angelo Vicente Melilo

Travessa Waldemar Ernesto Nunes

Rua Francisco Roberto da Silva

Bairro Saveiro

Av. Francisco Roberto da Silva (até a policlínica – até nº 280)

Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo

Rua Bento dos Santos

Rua Francisco Wollinger

Rua Paulo Souza

Rua Firmino Veríssimo Bernardino

Rua Domingos Coelho (nº ímpares – 15 ao 365)

Rua Valentim Vieira (40 ao 807)

Rua Domingos Coelho (395, 411, 429, 607, 621, 627, 639, 649, 731, 805)

Rua José Francisco Goulart

Servidão Jovelino Jose Correia

Rua Argentino Nicolau

Rua Domingos Coelho

Rua Tenente Germano Pacheco

Servidão Jovelino Jose Correia

Rua João Maria Rosa

Rua Julio Minervino de Azevedo

Rua Praia João Rosa (acima do 319)

Servidão Gregório Constâncio

Travessa José Tomé Goulart

Rua João Rosa (490 – bloco 01 ao 10)

Rua Domingos Coelho (nº28 à 546)

Rua Gumercindo Manoel Ferreira

Rua Sargento Aristides Josué

Rua Valentim Vieira da Rosa (1103 ao 2850)

Rua Vital Delfino de Jesus

Servidão Nilson de Farias

Rua 17 de Maio (19 ao 219)

Rua João da Silva

Rua Manoel Peres

Servidão Germano Fernando Vieira

Servidão Vilmar Sales

Rua José Francisco Sodré

Rua Pedro Argentino Nicolau

Servidão Alcionei de Jesus

Servidão Arlindo João Goulart (167 ao 245)

Servidão Estefânio de Jesus

Servidão Nossos Anjos

Na oportunidade, o prefeito Salmir da Silva comemorou a conquista, parabenizou os profissionais envolvidos e revelou mais uma novidade. “Pela primeira vez desde o ano 2013, uma nova UBS  está sendo entregue à população biguaçuense. Além disso, foram cerca de 13 anos de espera para que esse serviço fosse retomado aqui no bairro Praia João Rosa. Esse com certeza é um grande avanço, que beneficiará milhares de pacientes, desafogando ainda as unidades Centro e Saveiro. Meus agradecimentos e parabéns especiais são para a equipe da Saúde, que fechou conosco e não mediu esforços para chegarmos a esse momento. Encerrando, tenho a honra de também anunciar que, em breve, teremos nessa unidade uma farmácia 24 horas, onde serão atendidos todos os moradores do município”.

Estabelecido por meio da Lei nº 4.226/2023, o nome escolhido para a UBS é uma homenagem ao ilustre cidadão biguaçuense, João Manoel da Silveira (in memoriam), cuja família esteve presente no ato de inauguração. 

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, a secretária de Saúde, Magali Prazeres, secretários municipais, vereadores, a Diretora de Atenção Básica, Carolina Kahl, e demais servidores da Saúde também se juntaram ao prefeito Salmir e à população, para comemorar essa vitória para Biguaçu, que agora passa a contar com 17 Unidades Básicas de Saúde e 31 equipes de Estratégia de Saúde da Família.