Big Fest 2023 registra público de mais de 60 mil pessoas

Um evento para entrar na história de Biguaçu: a Big Fest voltou e registrou, em cinco dias de programação cultural gratuita, um público de mais de 60 mil pessoas, conforme o fluxo registrado pela central de monitoramento e segurança. As festividades tiveram início na quarta-feira (17), data do aniversário de 190 anos do município, e seguiram até a noite desse domingo (21).

Há cerca de uma década interrompida, a Big Fest retornou com sucesso de público e trouxe para o palco da arena montada especialmente para o evento, shows de artistas locais e nacionais.

No primeiro dia de festividades, 17 de maio, data que marca a emancipação político-administrativa do município, as atrações começaram logo pela manhã, com a apresentação do coral e orquestra da Escola de Música de Biguaçu. Na sequência, foi lançado o projeto Bombeiro Mirim, iniciativa realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, com a participação de 290 alunos da rede municipal de ensino.

Durante a tarde, foi a vez do tradicional “Parabéns a Você”, corte do bolo com a presença de autoridades municipais e estaduais e a distribuição de mais de três mil fatias à população. E à noite, quem subiu ao palco foram Maria Cecília e Rodolfo, tocando sucessos da dupla e clássicos da música sertaneja.

Na quinta-feira (18), as comemorações iniciaram com a Tarde Dançante da Terceira Idade. Na oportunidade, foi feita a entrega simbólica dos 1.500 km que cada um dos 27 grupos atendidos pelo Centro de Convivência dos Idosos poderá utilizar durante o período de um ano.

As atrações seguiram com a Noite Gospel, dedicada especialmente à comunidade religiosa do município, com apresentações de igrejas, bandas locais e encerrando com o show nacional do cantor Delino Marçal.

Já a sexta-feira (19), foi a vez do pagode, com o espetáculo animado dos Inimigos da HP. O ritmo seguiu dominando também a noite de sábado (20), com o grupo local Misturô, atração pedida pelo público por meio das redes sociais.

E para encerrar a Big Fest 2023, muito reggae embalou a noite de domingo (21), com a banda Chimarruts e a participação especial da cantora Júlia Cleff, participante catarinense do programa The Voice Kids.

O prefeito Salmir da Silva e o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, após o fim do último show, subiram novamente ao palco para agradecer o público presente e já deixaram todos na expectativa: “2024 terá Big Fest novamente, nossa festa voltou para ficar!”.

Presente escolhido

Com o intuito da população escolher o presente no aniversário da cidade, a Superintendência de Gestão Participativa promoveu uma votação popular, para que os participantes das festividades pudessem votar durante todo o evento em dois projetos das áreas de esporte e lazer.

Entre as propostas, a vencedora foi a pista de skate, em formato bowl (piscinão), com 320 votos, contra 179 que optaram pela quadra de futebol com grama sintética. Em breve a Prefeitura divulgará mais informações sobre o projeto escolhido pela comunidade.

25ª Gincana Cidade de Biguaçu

A edição que marcou os 25 anos da Gincana Cidade de Biguaçu foi conquistada pela equipe AA. O resultado foi anunciado no domingo (21), seguido da entrega dos troféus aos representantes das equipes.

Confira a pontuação:

1º Equipe AA – 376 pontos

2º Equipe Chuchu Beleza – 356 pontos

3º Equipe Virgens – 326 pontos

4º Equipe Raça – 281 pontos

A gincana teve início no dia 13, com disputas desportivas e a prova da madrugada, e seguiram sábado e domingo (20 e 21). Desafios culturais abrilhantaram ainda mais o evento, com apresentações teatrais com releituras das peças de Shakespeare, videoclipes inspirados na cantora Katy Perry e as dublagens do show de Freddy Mercury e da banda Queen no festival Live Aid.

E como forma de agradecimento por empenho e dedicação ao longo desses 25 anos da gincana, que é considerada uma das maiores de Santa Catarina, na noite de sexta-feira (19), membros das equipes receberam títulos beneméritos e medalhas.

Solidariedade

A entrada em todos os cinco dias de Big Fest foi gratuita e solidária, mediante a entrega voluntária de alimentos não perecíveis ou ração para cães e gatos. Foi arrecadada mais de uma tonelada de doações, totalizando 1.138 kg.

Os donativos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela Secretaria de Assistência Social e para os animais resgatados pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi) e a Ong Adote um Focinho.

Você na Big Fest 2023

Durante toda a programação, os fotógrafos contratados pela Prefeitura de Biguaçu realizaram registros da Big Fest.

As fotos dos cinco dias de evento estão disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/1PcGLfj-d0PtgzTSzhcwEp0Evc_22YNaX.