Educação de Biguaçu e Polícia Militar seguem unidas pela segurança escolar

Em mais uma ação pela segurança nas unidades de ensino do município, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Educação, se juntou à Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)  com o objetivo de capacitar e preparar os 1.200 profissionais da rede municipal, para saberem como agir em situações de emergência e risco. O treinamento, baseado no Protocolo Fugir, Esconder e Lutar, criado nos Estados Unidos, foi realizado nos períodos da manhã e da tarde, na Igreja Sara Nossa Terra, no bairro Rio Caveiras.

Durante o encontro, conduzido pelo capitão da PM Jorge Augusto de Souza Martins, foram abordados os procedimentos contra o chamado “terrorismo doméstico” e os mecanismos para redução máxima do número de vítimas, até a chegada dos agentes de segurança, mediante repostas rápidas, planejadas e eficazes.

Segundo o secretário de Educação, Oscar Silva Neto, “a proposta desta capacitação não é transferir responsabilidades para os professores e demais profissionais que atuam nas unidades de ensino, mas torná-los capazes de manter a si próprios e aos alunos seguros, enquanto a polícia se desloca até o local. Desta forma, também é possível amenizar o pânico entre os estudantes, até que a situação esteja controlada”, explica Oscar.

Para o prefeito Salmir da Silva, “a presença de todos no dia de hoje é muito importante, uma vez que demonstra o empenho e preocupação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu em proteger e cuidar dos nossos alunos. Sabemos que eles estão em boas mãos, e, para que estes servidores também se sintam assistidos e mais tranquilos para exercer as suas funções, estamos trabalhando em diversas outras soluções de segurança para as unidades escolares”, complementou Salmir.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza também prestigiou o evento, agradecendo o apoio da Polícia Militar e parabenizando a Secretaria de Educação e os profissionais presentes, pela dedicação e parceria em favor da segurança escolar.

Mais medidas em defesa da comunidade escolar

Além da atividade, desde o mês de abril de ano, quando foram noticiados ataques em escolas de diversas cidades do país, sobretudo, após a ocorrência em uma unidade de Educação Infantil de Blumenau, o Município vem tomando medidas para fortalecer a defesa da comunidade escolar.

Entre as principais ações, o reforço do monitoramento e das rondas pelas unidades de ensino, investimentos em infraestrutura e a criação de um comitê de inteligência formado por profissionais da Educação, Guarda Patrimonial, Polícia Militar e a empresa de vigilância contratada pela Prefeitura.