Aberta a 32ª edição dos Jogos Escolares de Biguaçu

Foi dada a largada para a 32ª edição dos Jogos Escolares de Biguaçu (Jebig). A abertura da competição interescolar ocorreu na tarde desta terça-feira, 25 de abril, em cerimônia realizada no Ginásio de Esportes Nagib Salum, bairro Universitário. Em 2023, o número de escolas municipais, estaduais e particulares inscritas subiu para 12, somando cerca de 2.000 estudantes participantes.

Os atletas, com idades entre 9 e 18 anos, irão competir em nove modalidades, são elas: Atletismo, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Tênis de Mesa, Basquetebol, Xadrez e Noite da Dança. As disputas devem ocorrer em sete etapas, que iniciam ainda neste mês de abril e serão concluídas em outubro.

Os Jebig são organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, e, em seus mais de 30 anos de realização, já mudaram a vida de centenas de crianças, adolescentes e jovens, revelando novos talentos e estimulando a inclusão por meio da prática de esportes.

O evento que marca o início das atividades contou com atos simbólicos e tradicionais, como o acendimento da pira, realizado pelo desportista olímpico e ex-participante da competição, Ricardo Souza, e a leitura do “Juramento do Atleta”, feita pela estudante e aluna das modalidades Voleibol e Handebol, oferecidas pela Prefeitura de Biguaçu, Fernanda Luz.

O Hino Nacional Brasileiro, na oportunidade, foi interpretado pela violinista Ana Carolina e pelo maestro e professor Lincoln Thiego, ambos representando a Escola de Música de Biguaçu. A solenidade também foi abrilhantada por uma apresentação do projeto social de Capoeira do Município.

Durante a cerimônia, o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Oliveira, relembrou a sua trajetória nos jogos e comemorou o aumento no número de inscrições. “Fiz parte dos Jebig desde os meus sete anos de idade e é uma alegria estar prestigiando o começo de mais uma edição, vendo de perto a evolução desta competição, que tanto fez pelos jovens atletas biguaçuenses. Fico feliz em também constatar que algumas escolas, que há muitos anos não participavam, estão de volta. Isto demonstra que estamos seguindo pelo caminho certo e abrindo cada vez mais portas, através do esporte”.

Oficializando a abertura, o prefeito Salmir da Silva desejou boa sorte às equipes e deixou uma mensagem de incentivo para os atletas.” As escolas já são vencedoras, por terem atletas que se dispuseram a vestir e honrar seus uniformes. Tenho a certeza de que não faltará dedicação e de que farão uma competição respeitosa e com grandes resultados. Com satisfação, destaco ainda que, pela primeira vez, o esporte tem tido a atenção merecida e está recebendo o maior investimento da história do município. E, desta forma, declaro aberta a 32ª edição dos Jogos Escolares de Biguaçu”.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, os secretários de Educação e Desenvolvimento Econômico, Oscar Silva Neto e André Leal, vereadores, técnicos das delegações, alunos e seus familiares.

Veja a seguir a lista de unidades de ensino inscritas e o calendário dos Jogos Escolares de Biguaçu para este ano:

Escolas municipais

EBM Prof. Donato Alípio de Campos

EBM Profª Olga de Andrade Borgonovo

EBM Prof Manoel Roldão das Neves

EBM Fernando B. Viegas de Amorim

Escolas estaduais

EEB Pref Avelino Müller

EEB Profª Eloisa Maria Prazeres De Faria

EEB Profª Emérita Duarte S. E. Souza

EEB Prof José Brasilício

EEB Profª Tânia Mara F. e S. Locks