Secretaria Municipal de Saúde informa sobre a falta de 13 medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde comunica aos pacientes e à população em geral a falta de 13 medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

Veja a lista:

– Adesivo de nicotina 21mg

– Adesivo de nicotina 7mg

– Amoxicilina associada com clavulanato de potássio 250mg/5mL + 62,5mg/5ml

– Amoxicilina associada com clavulanato de potássio 500mg+125mg

– Amoxicilina 50mg/ml pó para suspensão oral frasco 60 ml

– Azitromicina pó para suspensão oral frasco 600mg

– Dexametasona creme

– Dimenidrinato, associado com piridoxina+glicose+ frutose, solução injetável

– Dipirona sódica 500mg

– Loratadina 1mg/ml xarope 100ml

– Óleo mineral frasco com 100ml

– Paracetamol 200mg/ml gotas

– Simeticona 40 mg (Dimeticona)

Os medicamentos acima mencionados estão devidamente licitados e comprados pela Secretaria Municipal de Saúde, porém, as empresas não conseguem fornecer e justificam falta de matéria-prima para fabricação. A exceção são os adesivos de nicotina, que são repassados pela Secretaria de Estado da Saúde, que enfrenta o mesmo problema de desabastecimento.

O problema da falta de medicamentos vem atingindo não apenas a rede de saúde pública, mas também estabelecimentos privados em todo o Brasil. Os laboratórios alegam a falta de matérias-primas e insumos para a produção, vindos principalmente da China e da Índia, enfrentando barreiras em função dos cenários da pandemia de Covid-19 e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

A Secretaria Municipal de Saúde está constantemente realizando tratativas e negociações junto às empresas fornecedoras a fim de conseguir o mais breve possível a normalização dos estoques e fornecimento à população.

Os médicos da rede de saúde pública de Biguaçu já foram alertados sobre a falta dos medicamentos listados acima e foram orientados a fazer a possível substituição por outros similares. Os pacientes que já receberam o receituário com os medicamentos em falta, devem buscar atendimento e orientação na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.