Prefeitura realiza formatura das primeiras turmas do programa Qualifica Biguaçu capacitação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizou na noite dessa terça-feira (15) a formatura dos alunos das duas primeiras turmas do programa Qualifica Biguaçu. A entrega dos certificados de conclusão dos cursos gratuitos de Atendimento ao Cliente e Técnico em Vendas e de Almoxarife, Estoquista e Conferente ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal, Polo Jardim Carandaí, com a presença de autoridades e familiares dos formandos.

As capacitações tiveram duração de cerca de um mês e abordaram os fundamentos e aspectos técnicos e teóricos necessários para o exercício de cada profissão. Ambas as formações despertaram os interesses de pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho e de profissionais que já atuam nas áreas e buscavam ampliar os seus conhecimentos. Os alunos Leandro Henrique Muller e Claudio Henrique Veloso da Silva compartilharam as suas experiências nos cursos. Confira:

“Eu já trabalho na área de Logística e estava buscando otimizar o meu currículo, foi quando encontrei os cursos gratuitos por meio da Prefeitura. Nas aulas pude complementar os conhecimentos que eu já possuía e desenvolver novas competências”. – Leandro Henrique Muller, curso Almoxarife, Estoquista e Conferente.

“O curso agregou muito a função que exerço hoje. Por mais que a experiência auxilie no cumprimento das minhas atividades, a qualificação vai ter um grande impacto na minha carreira. A oportunidade de me aperfeiçoar é realmente muito importante e agradeço por ter recebido uma formação de qualidade e gratuita”. Claudio Henrique Veloso da Silva- Atendimento ao Cliente e Técnico em Vendas.

Para o secretário André Leal, “essa formatura é um momento para contemplar os resultados do trabalho das equipes envolvidas no projeto Qualifica Biguaçu, assim como o empenho dos alunos que se esforçaram para concluir os respectivos cursos e dar um passo em direção a uma carreira bem sucedida. Nosso maior objetivo é gerar oportunidades e acredito que já na primeira etapa conseguimos alcançar essa meta”.

O prefeito Salmir da Silva destacou todo o trabalho desenvolvido para a realização do programa. “Qualifica Biguaçu é um projeto que vem sendo trabalhado desde o início da nossa gestão e que envolveu um longo processo de pesquisa e formatação. Gostaria de deixar o meu agradecimento à Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela excelência na execução das ações, bem como ao Senai pela parceria, em especial aos professores, por todo o carinho e profissionalismo dedicados aos nossos munícipes,” finalizou Salmir.

“O nosso município tem um grande potencial para geração de empregos e renda. E com a capacitação da nossa gente, vamos torná-lo mais atrativo tanto para quem investe, quanto para quem quer se estabelecer e formar a sua família aqui. O melhor lugar para se viver é em Biguaçu”, concluiu o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza.

A cerimônia também foi prestigiada pelos secretários municipais Davi Oliveira e Pedro Nau, pelo presidente da Câmara Municipal, Lucas Rosa Vieira, pelo gerente executivo do Senai, Luciano Mattiazzi Baumgartner, assim como pelos professores e demais integrantes da equipe da instituição.

Saiba mais sobre o programa

O Qualifica Biguaçu iniciou as atividades no mês de janeiro de 2022, com a proposta de gerar oportunidades e atender a demanda de mão de obra qualificada no município, oferecendo 10 cursos de capacitação gratuitos para 190 munícipes com idade a partir de 14 anos.

No último dia 14 de março foram abertas as inscrições para o curso de Elétrica Predial. Os interessados em participar da turma devem realizar o cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no horário das 9h às 18h, sem fechar para o almoço. O endereço é Rua Coronel Teixeira de Oliveira, nº 288, sala 5, edifício Alcântara Business Center, no bairro Centro. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência em Biguaçu.