Programa Qualifica Biguaçu: 39 alunos recebem certificados de capacitação profissional

Na noite dessa terça-feira, 24 de maio, 39 alunos inscritos no programa Qualifica Biguaçu receberam certificados de capacitação profissional pela conclusão dos cursos de Auxiliar de Eletricista, Elétrica Predial, Elétrica Industrial e Almoxarife, Conferente e Estoquista. A cerimônia de formatura, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio do Sesi/Senai Tijucas, ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal, Polo Jardim Carandaí (antiga Univali).

Segundo o secretário André Leal, “a Secretaria de Desenvolvimento Econômico sente-se muito honrada em fazer parte desse momento tão especial para os formandos, que hoje demonstram os resultados dos investimentos e esforços dedicados para que o Qualifica Biguaçu pudesse estar em atividade. Estamos oferecendo mais educação, qualidade de vida e oportunidade para a nossa gente e não há nada mais gratificante do que poder transformar a vida de tantas pessoas”, finalizou André.

O vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza, também destacou o impacto do programa para o desenvolvimento de Biguaçu. “Pela primeira vez na história do município a população está tendo acesso a tantos cursos gratuitos e de qualidade. Conseguimos através dessas capacitações abrir as portas do mercado de trabalho para os biguaçuenses e fazer com que mais empresas tenham interesse em vir para a nossa cidade. E esse é só o início dos muitos avanços que ainda estão por vir”, concluiu.

A cerimônia de formatura também foi prestigiada pelas seguintes autoridades e representantes de entidades: os secretários municipais Davi Oliveira, Oscar Silva Neto e Pedro Nau, o presidente da Câmara Municipal, Lucas Rosa Vieira, os vereadores Claudemir Aires, Ednei Muller Coelho, Israel Gaspar, Laudemir Pastorello, Sandro Andrade e Wiler Faria, o coordenador do Sesi/Senai, Álvaro Martio, e o presidente do Conselho de Pastores de Biguaçu, Douglas Pedroso dos Santos, e o padre Ewerton Gerent.

Saiba mais sobre o programa Qualifica Biguaçu

O Qualifica Biguaçu tem oferecido oportunidades de capacitação em diversas áreas, com foco nos setores industrial, de comércio e de serviços. De janeiro a maio de 2022 foram abertas 196 vagas em 10 cursos, ofertados gratuitamente para moradores do município com idade a partir de 14 anos.

O programa foi desenvolvido com base nas necessidades do mercado local, após uma pesquisa que identificou quais tipos de mão de obra qualificada as empresas instaladas no município buscavam e de que forma os biguaçuenses poderiam ser inseridos nesses postos de trabalho.

Atualmente, há três cursos em andamento e após a conclusão dessa etapa será realizado outro estudo para a inclusão de novos segmentos na grade de capacitações viabilizadas para a população.