Prefeitura de Biguaçu inicia implantação de sistema on-line de aprovação de projetos

Visando dar mais transparência e agilidade na aprovação de projetos de construção civil no município, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Participativa (Seplan), está dando início à implantação de um sistema on-line para essa finalidade, o Aprova Fácil.

A implantação do novo sistema teve início na última quinta-feira e sexta-feira (17 e 18) e segue um cronograma com nove etapas, com previsão inicial de funcionamento no mês de abril. As fases incluem desde o treinamento da equipe da Seplan e termina com a definitiva implantação e disponibilização da ferramenta aos cidadãos, que poderão acompanhar todo o andamento do processo pela internet.

São várias as vantagens com a novidade, além da transparência e segurança no decorrer de todo o processo, a iniciativa dispensa documentos físicos e coíbe a prática de eventuais atos ilícitos. Além disso, a expectativa é de que a agilidade na aprovação de projetos seja 60% maior.

Para implantar o sistema em Biguaçu, foi desenvolvido um trabalho de averiguação e diagnóstico das falhas que vinham ocorrendo com os antigos processos físicos de aprovação de projetos e se buscou avaliar outras experiências em cidades que já trabalham com a ferramenta on-line. Comitivas comandadas pelo prefeito Salmir da Silva com a participação do secretário de Planejamento e Gestão Participativa, Éderson Kremer de Souza, foram avaliar como o sistema de aprovação on-line opera em cidades como Chapecó e Xanxerê.

“A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e a gestão pública precisa buscar se atualizar para atender a população com cada vez mais transparência, seriedade e rapidez. Nosso objetivo é prestar um atendimento seguro, sem necessidade de papel, favorecendo um bom andamento das análises pelos profissionais da Seplan, bem como tornar disponível todo o acompanhamento pelo solicitante em ambiente virtual. Queremos acabar de vez com qualquer tipo de dúvida ou suspeita que possam ser levantadas quanto à aprovação de projetos em Biguaçu”, explicou o prefeito Salmir.

A efetivação do sistema e a liberação de acesso para uso serão previamente divulgadas no site www.bigua.sc.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.