Orla do Balneário São Miguel passará por revitalização

A orla do balneário de São Miguel irá passar por revitalização. O prefeito Salmir da Silva assinou a ordem de serviço para a empresa que venceu a licitação iniciar os trabalhos. O ato de assinatura ocorreu no início da noite desta quinta-feira (23), no local onde acontecerão as obras.

As ruas Ivo Scheid, Professora Neuza Prazeres Scheidt e Osmar José dos Prazeres passarão por melhorias na drenagem e terão piso com acabamento em paver, proporcionando mais beleza e modernidade. Também será feito urbanismo com calçadas novas e ornamentação com palmeiras.

As três ruas são usadas para acesso à praia de São Miguel e serão revitalizadas para atender às normas de acessibilidade. Além disso, será feita a elevação do nível da rua Osmar José dos Prazeres para evitar alagamentos em dias de maré alta, com proteção de uma mureta de pedra.

O prefeito Salmir disse, após assinar a ordem de serviço, que “essa é uma obra que traz adequação e acessibilidade para todo este espaço, melhorando também a drenagem, pois os pontos de drenagem atualmente são muito poucos, e a revitalização da orla inteira. Lembrando ainda que vamos assinar dentro de alguns dias a ordem de serviço para manutenção do trapiche de São Miguel e também lançaremos, dentro de 20 ou 30 dias, uma licitação para construir a travessia aqui no final da rua para ligar com o outro lado”, comentou.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza pontuou que “esta é uma noite importante aqui para os moradores de São Miguel. Eu tenho 25 anos de prefeitura, sou servidor efetivo, e afirmo que esta é a primeira vez que a praia de São Miguel recebe essa atenção especial da maneira como vai ser esta obra. Agradeço a comunidade por ser fazer presente aqui neste ato e nos colocamos à disposição lá na prefeitura”.

O investimento será de R$ 217,6 mil com recursos próprios da Prefeitura de Biguaçu. O prazo será de dois meses para execução dos serviços a partir da data de assinatura da ordem de serviço.

Pacote de obras

A Prefeitura de Biguaçu tem desenvolvido um pacote de obras nos últimos dois anos que, somadas, chegam a R$ 23 milhões, entre as já finalizadas, as que estão em andamento e aquelas que acabaram de iniciar. Além disso, foi assinado um financiamento de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal, esta semana, para lançar mais um pacote de obras, que inclui o término e reforma de prédios públicos e pavimentação de ruas, totalizando R$ 43 milhões investidos na infraestrutura do município.

Confira a lista de obras desenvolvidas nos últimos dois anos:

– Estrada Geral de São Mateus, investimento de R$ 4,7 milhões;

– Estrada Geral de Sorocaba – R$ 3,2 milhões;

– Obra de macrodrenagem no vendaval – R$ 2,6 milhões;

– Rua da Granja, na fase final de execução, R$ 2,3 milhões;

–  No Prado, a EBM Profº Donato Alípio de Campos está sendo reformada e ampliada com recursos próprios da Prefeitura; investimento de R$ 1,5 milhão;

– Construção da nova Policlínica Sul, obra a custo zero para o município, por meio de TAC, obra de aproximadamente R$ 1,5 milhão;

– No bairro Saveiro ocorre a revitalização da orla do Rio Caveiras, com investimento de R$ 1,4 milhão;

– No bairro Bom Viver, a Prefeitura finaliza a pavimentação da rua Ismar Pedro Benz, com investimento de R$ 1,3 milhão;

– No Vendaval, pavimentação da rua Jordelino João da Rosa, com investimento de R$ 1,3 milhão;

– No bairro Saudade, construção do CEIM Professora Jandira Faria de Amorim, com investimento de R$ 1,1 milhão, através de recursos próprios do Município;

– No Jardim Janaína, pavimentação da rua Domingos da Silva, com aporte de R$ 1,1 milhão;

– Reforma de 13 UBS com aporte de R$ 1 milhão;

– No bairro Fundos, reforma do CEIM Recanto Feliz, por meio de compensação de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), sem custos para o Município;

– Na Praia João Rosa, ocorre a construção da nova sede da Famabi a custo zero para o município e para a fundação, por meio de TACs, obra avaliada em R$ 1,2 milhão;

– No Bom Viver, a quadra de esportes da EBM Olga de Andrade Borgonovo, está recebendo cobertura metálica, obra de R$ 502 mil;

– Na Praia João Rosa teve início a reforma do trapiche, com investimento de R$ 363 mil;

– No bairro Prado, reforma do CEIM Dona Virgínia, investimento de R$ 220 mil da Prefeitura;

– Revitalização da Orla de São Miguel, investimento de R$ 217,6 mil;

– No Centro, as ruas Anoraldo Borba, José Júlio Amorim e João Amorim Lisboa receberam asfalto novo;

– Praças em vários bairros passam por reformas e/ou revitalização;

– Uma quadra de beach tennis está sendo construída na região central da cidade, investimento próprio da Prefeitura;

Ordens de serviço a serem assinadas nos próximos dias:

– Reforço estrutural e término do Ginásio do Deltaville – R$ 932 mil;

– Pavimentação de duas ruas no bairro Prado (Jonas Cesconeto e Salésio José Mangrich) – R$ 211 mil;

– Reforma do Trapiche de São Miguel;

Obras já definidas a serem feitas com os R$ 20 milhões do financiamento captado na Caixa:

– Término da construção do prédio da rua São José (que abrigará a sede da prefeitura e secretarias) e reforma da antiga sede da Secretaria de Educação (que passará a abrigar a Câmara de Vereadores) – R$ 11 milhões;

– Reforma do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Lindóia Maria Souza de Faria, no bairro Praia João Rosa;

– Reforma do CEIM São Tomaz de Aquino, no bairro Santa Catarina;

– Pavimentação de ruas a serem definidas.