Prefeitura de Biguaçu decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do Padre Pedro Martendal

Missa de exéquias e sepultamento ocorrem em Biguaçu nesta segunda-feira

A Prefeitura de Biguaçu lamenta com profundo pesar o falecimento do Padre Pedro Martendal, vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Florianópolis, na noite desse domingo, 12 de novembro. Natural de Biguaçu, Pe. Pedro nasceu em nosso município em 16 de julho de 1939 e devido a todo o seu importante trabalho junto à Igreja Católica e à comunidade, o Poder Executivo decreta luto oficial de três dias.

O velório ocorre na manhã desta segunda-feira (13) na Catedral, no Centro de Florianópolis, com celebração de missa às 10h. O corpo será transladado, na sequência, para a Igreja Matriz da Paróquia São João Evangelista, Centro de Biguaçu. A missa de exéquias está marcada para 16h e o sepultamento será realizado no Cemitério São João Evangelista, bairro Fundos.

O prefeito Salmir da Silva, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, secretários e servidores municipais se solidarizam aos familiares e amigos de Pe. Pedro neste momento de dor e consternação.

Uma vida de dedicação e amor ao próximo

Sua ordenação presbiteral foi em 4 de julho de 1965 e seu primeiro trabalho pastoral foi o de coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Catedral de Florianópolis de 1966 a 1992, quando assumiu o encargo de Diretor Espiritual do Seminário de Teologia. Em 1993 foi designado Vigário Paroquial da Paróquia São João Evangelista, Biguaçu. No mesmo ano assumiu como confessor adjunto do Carmelo Cristo Redentor, Picadas do Sul, em São José.

Foi chamado a ser Diretor Espiritual do Comissio da Legião de Maria que compreende a Grande Florianópolis e, desde 2008, é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Desterro. Desde 2010 é o Diretor Espiritual no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, no Propedêutico Monsenhor Valentim Loch e no Teológico Convívio Emaús.

Entre as atividades que realizou estão a criação e acompanhamento do Movimento Pólen, que celebrou 50 anos em 2021, e da Comunidade Mãe Peregrina.

*Com informações da Arquidiocese de Florianópolis