Secretaria de Educação e Academia de Letras lançam concurso literário em homenagem a Dalvina Siqueira

Em homenagem à professora e escritora Dalvina de Jesus Siqueira, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Academia de Letras de Biguaçu, lançam o concurso literário para a escolha de textos para a obra Antologia 2023 – Tributo à Estrela Dalvina. Poderão participar os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de Biguaçu, incluindo estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prazo final para a entrega das produções textuais é até 20 de junho.

Dalvina, que era popularmente conhecida como Estrela, nome com o qual assinava seus textos, faleceu em 2 de setembro de 2022, aos 93 anos. Autora de 30 obras literárias, foi fundadora e presidente de honra da Academia de Letras de Biguaçu. Em 2011, recebeu o título de Embaixadora da Cultura do Município.

Além de estimular a criação textual, a organização do concurso propõe que as unidades de ensino incentivem a leitura das obras literárias escritas por Dalvina, que se encontram disponíveis nas bibliotecas escolares e na Biblioteca Pública Municipal.

Os participantes do concurso deverão escrever crônicas ou poesias, com entre 20 a 30 linhas, seguindo as orientações no Edital nº 09/2023, que rege a seleção. Juntamente ao texto, deverá ser entregue um breve currículo do autor à Semed, que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, nº 72, Centro. O edital completo está disponível em www.bigua.sc.gov.br, na aba Transparência/Editais e Publicações ou CLIQUE AQUI PARA ABRIR.

Serão selecionados 30 textos de alunos e a avaliação será realizada pelos membros da Academia de Letras. A previsão é de que o resultado seja divulgado em 30 de junho, também no site da Prefeitura.