Projeto Bombeiro Mirim é lançado na Big Fest 2023

Com foco na prevenção, a Prefeitura de Biguaçu e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lançaram nessa quarta-feira (17) o projeto Bombeiro Mirim. Participarão do curso de formação, totalmente gratuito, 290 alunos das turmas de 6º ano de escolas municipais. O lançamento do projeto foi realizado na abertura da Big Fest, em comemoração aos 190 anos do município.

Estiveram presentes ao ato o prefeito Salmir da Silva e o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Biguaçu, Gabriel Schmitt Laurentino. Na oportunidade, 15 crianças participantes do projeto representaram os alunos e receberam dos familiares o uniforme do curso.

Durante a manhã, caminhões e veículos do Corpo de Bombeiros ficaram em exposição na entrada do evento.

Educar para prevenir, prevenir para salvar

A iniciativa tem como objetivo principal criar uma cultura de prevenção, como explica o coordenador do projeto em Biguaçu, o 2º sargento Roberto Rivelino de Figueiredo. “Atuar em casos de emergências, formas de acionamento das equipes de socorro, combate ao trote, conhecer a importância dos sistemas preventivos contra incêndios, extintores, sistema hidráulico preventivo, mangueiras e como efetuar alguns procedimentos em primeiro socorros e situações de risco”, completou.

Durante o curso, as crianças terão cinco encontros com os bombeiros em sala de aula, visitarão o quartel e ao final, a formatura. Os participantes cursam o 6° ano das escolas municipais de Biguaçu, nas unidades EBM Manoel Roldão das Neves, EBM Fernando Brüggemann Viegas de Amorim, EBM Donato Alípio de Campos e EBM Olga de Andrade Borgonovo.