Parceria entre Prefeitura de Biguaçu e Senai está formando 45 profissionais na área de solda

Entender de solda não é tão simples quanto parece, pois você precisa ter conhecimento e prática. Em Biguaçu, após identificar uma demanda da indústria, a Prefeitura fechou uma parceria com o Senai para treinar futuros soldadores e capacitar aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho. O curso é totalmente gratuito àqueles que estão aproveitando essa oportunidade. O objetivo é fornecer ao participante conhecimentos técnicos, teóricos e práticos que permitam a compreensão do processo e executar as operações de soldagem.

Para ministrar as aulas teóricas e práticas, o Senai trouxe a Biguaçu um caminhão oficina, que funciona como um laboratório móvel e está estacionado na unidade administrativa da Prefeitura no Jardim Carandaí. A carreta é dotada de bancadas, ferramentas, equipamentos de proteção individual, gases e tudo o que é necessário para o desenvolvimento das aulas.

O curso de soldador teve início há algumas semanas e atualmente 45 profissionais estão aprendendo sobre solda elétrica, solda MIG/MAG e solda TIG. Como a demanda por soldador é alta nas indústrias locais, a maior parte dos cursistas já saí de lá empregada, com salário médio inicial de aproximadamente R$ 2.500,00.

O prefeito Salmir da Silva e o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Leal, visitaram o caminhão do Senai na terça-feira (25) para acompanhar as aulas. Para o prefeito, que no início de sua vida profissional fez um curso técnico nessa área, “esse curso é uma oportunidade de as pessoas aprenderem uma nova profissão e também de especialização para os soldadores que já atuam nas empresas instaladas em Biguaçu e entregarem um produto com mais qualidade e até com redução de custos dependendo da sua aplicação”, comentou Salmir.

O secretário André Leal disse que outros cursos também estão sendo desenvolvidos através de parceria com o Senai e que, em breve, novas oportunidades poderão surgir. “Estamos em constante contato com os empresários locais para identificar suas demandas e, a partir disso, selar parcerias para treinamento e capacitação de pessoas para que elas sejam formalmente inseridas no mercado de trabalho. Acompanhem as redes sociais da Prefeitura de Biguaçu para serem informados sobre a abertura de novos cursos”, comentou.