Município de Biguaçu recebe da UFSC a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização

Na manhã desta terça-feira, 21, o Município de Biguaçu recebeu da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização frente a Desastres Naturais, documentos elaborados pelo Departamento de Geociências da universidade.

As Cartas Geotécnicas são resultado de um projeto do Governo Federal, em parceria com universidades federais, que ocorre desde 2012 e tem por objetivo o desenvolvimento de metodologias de elaboração de cartas de aptidão à urbanização, voltadas à prevenção de desastres naturais e a sua aplicação em municípios brasileiros com incidência de eventos como deslizamentos e inundações.

Os resultados obtidos no projeto visam fornecer subsídios à revisão do Plano Diretor Municipal, ao planejamento da expansão urbana e implantação de novos parcelamentos, considerando a prevenção de riscos de desastres naturais.

O ato de entrega foi realizado na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Salmir da Silva, da secretária de Planejamento, Amanda Morlos e da Secretária Adjunta de Segurança Pública, Drielly Nau. Representaram a UFSC, os coordenadores do projeto, professor Juan Flores e a professora Janete de Abreu e membros da equipe técnica do Laboratório de Urbanismo da UFSC, atualmente responsável pela revisão do Plano Diretor Participativo de Biguaçu, a arquiteta Bianca Coelho e o geólogo Leandro Lino.