Biguaçu 189 anos: eventos levam milhares de pessoas à Praça Nereu Ramos

Seis dias de festa e mais de 30 atrações de cultura e lazer levaram milheres de pessoas à Praça Nereu Ramos para participarem da programação gratuita em comemoração aos 189 anos de Biguaçu. Samba, pagode, gospel, rock, pop, MPB: os ritmos agradaram a todos os gostos, numa programação diversificada destinada a todas as idades do público.

Os eventos no palco principal, montado ao lado da Igreja Matriz, iniciaram na última terça-feira (17) e foram encerrados na noite desse domingo (22), tendo como principais momentos o show nacional com a banda Dazaranha e a entrega do troféu da 24ª Gincana Cidade de Biguaçu, conquistado pela equipe Chuchu Beleza.

Após dois anos, o aniversário do município voltou a ser comemorado com festividades presenciais, já que em 2020 o evento foi cancelado e em 2021 foram realizadas apresentações com transmissão ao vivo pela internet, em função da pandemia da Covid-19.

Na terça-feira, 17 de maio, data da emancipação político-administrativa da cidade, durante o dia a programação transcorreu normalmente, com destaque para o “Parabéns a Você” com corte do bolo e a distribuição de fatias aos presentes. No entanto, em função dos fortes ventos e seguindo recomendação da Defesa Civil, os shows programados para a noite foram adiados, levando o grupo Misturô a subir no palco na última sexta-feira (20).

Gincana

Neste ano foi retomada a Gincana Cidade de Biguaçu, que por dois anos também não foi promovida devido à pandemia. Os gincaneiros das equipes uniram forças e demostraram todo o seu talento em desafios esportivos, artísticos e sociais, bem como a tradicional prova da madrugada.

Em sua 24ª edição, o troféu geral da competição foi conquistado pela equipe Chuchu Beleza. Confira as colocações e a pontuação das equipes participantes:

1º lugar- Chuchu Beleza, com 466 pontos

2º lugar- AA, com 460 pontos

3º lugar- Raça, com 415 pontos (colocação conquistada por critério de desempate)

4º lugar- Virgens, também com 415 pontos

Obras

Além da programação cultural, os 189 anos de Biguaçu também estão sendo festejados com a inauguração de obras. Na última semana foram entregues à população o novo parque infantil com acessibilidade na Praça Nereu Ramos, o Pró-Cidadão Região Norte, no bairro Cachoeiras, e a reforma do Centro de Educação Infantil Municipal Dona Virginia, no bairro Prado. A entrega de obras segue até o fim deste mês, veja o cronograma:

23 de maio – Segunda-feira

10h – Inauguração da Base Operacional do Samu, bairro Universitário

24 de maio – Terça-feira

14h – Entrega da reforma CEIM Jardim Janaína, bairro Jardim Janaina

15h – Entrega da reforma da EBM Ruth Faria dos Reis, bairro Morro da Bina