Sábado é o Dia D de vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid-19

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) e o Sarampo segue sendo realizada em Biguaçu e neste sábado (30) será o Dia D de mobilização. 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h para aplicação das vacinas em idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde e também em crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Confira as UBS que estarão abertas neste sábado para a vacinação desses três grupos:

– Bom Viver

– Cachoeiras

– Centro

– Fundos

– Jardim Janaína

– Marco Antônio

– Prado

– Santa Catarina

– Saveiro

– Sorocaba de Dentro

– Tijuquinhas

– Três Riachos

– Vendaval

Para receber os imunizantes, é necessário apresentar documento de identificação e o cartão de vacinação.

A vacina contra a Influenza estará disponível para idosos, trabalhadores da Saúde e crianças. Já o imunizante contra o Sarampo apenas a trabalhadores da Saúde e crianças.

Covid-19

Aproveitando este sábado de mutirão de vacinação contra a Gripe e o Sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde também vai disponibilizar à população as vacinas contra a Covid-19. Serão aplicadas as doses 1, 2, reforços e adicional para imunossuprimidos.

A vacina contra a Covid-19 estará disponível no mesmo horário, das 8h às 17h, nas seguintes UBS, separadas por faixas etárias:

Crianças (5 a 11 anos) – Centro e Jardim Janaína

Adolescentes, adultos e idosos (12 anos ou mais) – Fundos, Marco Antônio, Prado, Sorocaba de Dentro e Tijuquinhas

Mais informações sobre as vacinas contra o Coronavírus estão disponíveis em www.bigua.sc.gov.br, no botão Covid-19, ou CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Intervalos

Nas crianças as vacinas contra a Gripe e o Sarampo podem ser aplicadas simultaneamente 15 dias depois da vacina contra a Covid-19.

Já para os adolescentes, adultos e idosos não há necessidade de aguardar esse intervalo.

Etapas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo foi iniciada em 4 de abril e segue até 3 de junho. Na próxima segunda-feira, 2 de maio, começa a segunda etapa da vacinação contra a Influenza para os demais grupos prioritários, que são definidos pelo Ministério da Saúde.

Além dos idosos, trabalhadores da saúde e crianças, também poderão receber a vacina os seguintes grupos:

– Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

– Povos indígenas

– Professores de unidades de ensino públicas e privadas

– Pessoas com comorbidades (doenças crônicas e outras condições clínicas especiais)

– Pessoas com deficiência permanente

– Forças de segurança e salvamento

– Forças Armadas

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

– Trabalhadores portuários

– Funcionários do sistema prisional

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade

Comorbidades e trabalhadores da saúde

Pessoas com comorbidades, que pertencem a grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deverão apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer a um desses grupos de risco, como exames, receitas de medicamentos, relatório médico ou prescrição médica.

Entende-se que trabalhadores da saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Os trabalhadores da saúde deverão apresentar comprovação do desempenho da função e os cuidadores uma declaração (o modelo está disponível no site da Prefeitura www.bigua.sc.gov.br ou ABRA ABAIXO).