Saúde de Biguaçu descentraliza distribuição de medicamentos controlados

A Rede Municipal de Saúde de Biguaçu teve mais um importante serviço descentralizado, a fim de facilitar o acesso para a população. Nesta terça-feira, 4 de abril, a Prefeitura, por meio do setor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, inaugurou mais um polo de distribuição de medicamentos controlados. A retirada dos chamados psicotrópicos, antes permitida apenas na Policlínica Municipal, agora pode ser realizada também na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Janaina.

A ampliação beneficia os moradores da Região Sul do municípioconstituída pelas comunidades Bom Viver, Jardim Janaina, Marco Antônio e Mar das Pedras, que não precisarão mais se deslocar até o bairro Praia João Rosa para receber o atendimento.

A farmacêutica responsável pela dispensação dos fármacos de uso controlado ficará à disposição na unidade de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A liberação e entrega é efetuada mediante apresentação e análise das prescrições médicas. Também é necessário ter em mãos um documento de identificação com foto e o cartão da UBS de referência.

Em visita ao novo polo, a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, pontuou as novidades implantadas na unidade de Saúde do bairro Jardim Janaina. “Além de receber o serviço de dispensação de medicamentos controlados, nesta semana, a unidade também passou a funcionar em horário estendido, das 7h às 19h, mudança implementada inicialmente para dar suporte à demanda de casos de Dengue, mas que, após a normalização deste cenário, deve se tornar permanente”.

Ainda segundo a secretária, “a abertura de mais um polo de distribuição de psicotrópicos é um projeto piloto, que, conforme os resultados apresentados e a adesão dos moradores das comunidades beneficiadas, pode ser levado para as demais regiões do município”.

A Farmácia de Psicotrópicos da Policlínica Municipal, situada na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, nº 114, no bairro Praia João Rosa, segue atendendo normalmente, também de segunda a sexta-feira, mas no horário das 7h às 19h.