Prefeitura de Biguaçu promove Feira da Saúde

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organiza uma programação especial em referência ao Dia Mundial da Saúde, que neste ano tem como tema “Nosso planeta, nossa saúde”. No dia 7 de abril, a Feira da Saúde trará para a Praça Nereu Ramos, no bairro Centro, serviços e atividades gratuitas para a população. O evento estará em andamento das 9h às 15h.

As ações envolvem diversos setores da rede municipal de Saúde e instituições parceiras, tendo como alvo a conscientização sobre a importância da prevenção para a garantia de bem-estar e qualidade de vida. Veja a seguir a lista de estandes confirmados e o que será oferecido em cada um:

Assistência Farmacêutica

Orientações sobre o descarte dos medicamentos;

Orientações sobre fluxo para medicamentos de alto custo.

Fisioterapia

Distribuição de materiais educativos com orientações pós-Covid e outros temas.

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)

Realização de alongamentos para as pessoas que estiverem de passagem pela praça;

Orientação sobre incontinência urinária;

Medidas antropométricas;

Auriculoterapia.

Vigilância Ambiental

Orientações sobre prevenção contra a Dengue e o aparecimento de escorpiões.

Vigilância Epidemiológica

Vacinação contra a Influenza (Gripe) para idosos com 60 anos ou mais.

Atenção Básica

Bolsa Família (pesagem/altura/conferência da caderneta de vacinação das crianças)

Inscrição para grupo de tabagismo;

Atualização cadastral de Agentes Comunitários de Saúde.

Odontologia

Orientação sobre higiene bucal e alimentação saudável, através de palestra e com o auxílio de macro modelo;

Apresentação em cartaz sobre o atendimento odontológico aos pacientes com autismo em Biguaçu;

Entrega de cartilhas sobre saúde bucal;

Entrega de kits e escovas de dente.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Oferecimento de insumos de prevenção (preservativos masculino e feminino e gel lubrificante);

Testagens anti-HIV, sífilis e hepatites (resultados em posterior);

Aconselhamentos de prevenção e promoção de saúde;

Aferição de pressão arterial e glicemia.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço Móvel de Urgência (SAMU)

Simulação de desengasgo em criança;
Orientação sobre cuidados com os rins.

SESC

Atividades realizadas por um profissional de Educação Física.

Semana de conscientização sobre o Autismo

A Feira da Saúde também integra a semana de conscientização sobre o Autismo, que tem atividades previstas até o dia 8 de abril. Todas as informações estão disponíveis no site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, para acessar basta clicar na opção Notícias e buscar pela palavra-chave Autismo ou CLIQUE AQUI.