Serviço de Oftalmologia de Biguaçu ganha novos equipamentos

A partir desta semana, Biguaçu vai trazer mais tecnologia e qualidade para o cuidado com a saúde ocular da população. Pela primeira vez em 15 anos, o Consultório de Oftalmologia, serviço gratuito oferecido na Policlínica Municipal, teve os equipamentos totalmente renovados. A entrega dos sete aparelhos, adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu em cerimônia oficial, realizada nessa terça-feira, 29 de agosto.

Com um investimento de R$ 102.300,00, foram comprados um projetor optotipos, um lensômetro digital e automático, uma lâmpada de fenda, um auto refrator com ceratometria e três mesas elétricas, pagos com recurso de emenda parlamentar, encaminhada pelo deputado estadual Jessé Lopes.

No consultório, atendem dois oftalmologistas, responsáveis pelos procedimentos de Biomicroscopia, Segmento Anterior, Tonometria, Fundo de Olho, Mapeamento de Retina e Exame de Refração.

Os atendimentos são exclusivos para os moradores do município, mediante encaminhamento dos  médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com inclusão no Sistema de Regulação (SISREG).

Atualmente, o serviço recebe uma demanda de 300 pacientes mensais. Com as novas aquisições, a expectativa é de mais agilidade e resolutividade nos tratamentos ofertados à comunidade, assim como a ampliação no número de pessoas atendidas.

Segundo o prefeito Salmir da Silva, “uma das nossas maiores metas para este ano, era ampliar os investimentos e potencializar a eficiência do serviços de Saúde do município e, graças ao esforço e competência de toda a equipe, estamos conseguindo alcançar esses objetivos. É uma alegria imensa realizar mais essa entrega para a população de Biguaçu, com a certeza de que, com a modernização desses equipamentos, poderemos oferecer mais qualidade e agilidade nas consultas, assim como uma maior precisão nos diagnósticos”.

Para a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, “a tecnologia está cada vez mais ligada à otimização dos serviços. Por isso, a renovação desses aparelhos era imprescindível, uma vez que foram cerca de 15 anos sem nenhum novo investimento neste consultório. Hoje, muito além de equipamentos, entregamos melhores condições de trabalho para os nossos servidores e, como bem pontuou o prefeito Salmir, mais segurança e excelência nos atendimentos prestados aos biguaçuenses”.

Também participaram do ato de entrega dos equipamentos, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, secretários municipais, secretários adjuntos, a diretora técnica e oftalmologista, Eliane Cardoso dos Reis, a diretora da Policlínica, Patrícia Hoffmann, e outros servidores da  Secretaria Municipal de Saúde, bem como o deputado Jessé Lopes e seus assessores.