Prefeito sanciona leis denominando praça na região central e a futura Policlínica Sul

O prefeito Salmir da Silva sancionou, nesta terça-feira (5), durante ato simbólico realizado no gabinete, duas leis aprovadas pela Câmara de Biguaçu denominando espaços públicos no município.

A praça localizada no encontro entre as ruas João Born e João Amorim Rosa, na região central de Biguaçu, passará a ser chamada de Praça Ivo João Siqueira. Aprovada por unanimidade no Poder Legislativo, a iniciativa de homenagear Ivo foi do vereador Ednei Müller Coelho.

A Policlínica Sul, que está em construção na divisa entre os bairros Bom Viver e Janaína, ao ser inaugurada receberá o nome de Policlínica Municipal de Biguaçu Altamir Westphal. Também aprovada por todos os vereadores, a homenagem partiu do vereador Fernando Duarte.

O prefeito Salmir da Silva comentou, logo após sancionar as duas leis, que “é uma satisfação estar aqui sancionando essas duas leis, homenageando duas pessoas tão importantes por suas características para a nossa cidade. É fundamental para nós ocupantes de cargos públicos fazer o reconhecimento dessas pessoas que, quando estiveram em vida conosco, ajudaram a construir o município de Biguaçu”.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza lembrou aos familiares presentes no ato que “os dois estão na memória de Biguaçu, na presença da família que cuidou até o último momento com muito carinho. Seu Ivo e seu Altamir são merecedores dessas homenagens, pois passaram por Biguaçu e também ajudaram a construir a nossa cidade, doando um pouco de si para o município progredir”.

Também participaram do ato de sanção os vereadores Ednei Muller Coelho e Fernando Duarte (autores das leis), Lucas Rosa Vieira, João Luiz Luz e Salete Orlandina Cardoso; secretários municipais, familiares dos homenageados, o presidente da Acibig/CDL, Marco Aurélio Dias; o padre Ricardo José Inácio, vigário da Paróquia São João Evangelista; e o senhor Hermes de Azevedo, representando a Amcebi.

Os homenageados:

Ivo João Siqueira, que dará o nome à praça, nasceu e faleceu em Biguaçu. Aos 28 anos, ele montou a “Oficina de Bicicletas do Ivo”. Foi, por décadas, o único mecânico de bicicletas da região, refletindo no comércio local e de certa forma cumprindo clara função social aos munícipes.

Altamir Westphal nasceu no dia 3 de agosto de 1944, em Braço do Norte, Santa Catarina. No ano de 1962 mudou-se para Biguaçu. Em 1963, iniciou sua vida profissional na Farmácia Biguaçu, onde trabalhou por 43 anos. Por vários anos foi o único “profissional médico” da cidade, quando não existiam UPA, hospital e nem postos de saúde. De 1973 a 1976, ele ocupou uma vaga na Câmara Municipal de Biguaçu como vereador. Em 2013, Altamir recebeu o título de Cidadão Biguaçuense.