Estoque de empregos formais em Biguaçu cresce pelo 5º mês seguido

As empresas instaladas em Biguaçu bateram recorde na geração de empregos pelo 5º mês consecutivo, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. De acordo com o Caged, o estoque de trabalhadores com carteira assinada no município chegou a 18.350 no mês de maio, o maior volume da história.

Em 2023, o volume de trabalhadores contratados via CLT cresceu em todos os meses, com registro de 17.738 em janeiro, 17.916 em fevereiro, 18.125 em março, 18.297 em abril, culminando com os atuais 18.350 de maio.

Conforme o Caged, a maior parte desse montante está no setor de Serviços (7.553 trabalhadores), seguido do Comércio (4.717), Indústria (4.021), Construção Civil (1.807) e Agropecuária (252).

Os dados do Caged apontam que o quinto mês de 2023 teve saldo positivo de 49 novas vagas criadas (diferença das 833 contratações frente aos 784 desligamentos), sendo 60 no setor de Serviços, sete na Construção Civil e um na Indústria. A Agropecuária ficou no zero a zero e o Comércio demitiu mais do que contratou, com saldo negativo de 14 postos de trabalho em maio.

O volume de trabalhadores contratados via regime CLT em Biguaçu está crescendo ano a ano. Em dezembro de 2018, a quantidade de empregos formais era de 15.321. Em 2019, foi para 15.668. Ao final de 2020, a massa de trabalhadores no regime CLT na cidade foi de 15.578. Já em 2021, houve crescimento de 9,95% em relação ao ano anterior, totalizando 17.128. Em dezembro de 2022, o estoque foi de 17.737 (+3,56%), chegando aos atuais 18.350.

De acordo com o prefeito Salmir da Silva, “os dados mostram que o nosso município está no caminho certo. Biguaçu é uma das cidades que oferece as melhores oportunidades para a instalação de empresas e geração de emprego e renda da região, possuindo uma localização estratégica próximo da Capital e de portos, fácil acesso via BR-101, além de um processo simplificado na Prefeitura de Biguaçu para abertura de novas empresas”.

Feirão de Empregos

Com a demanda aquecida no mercado de trabalho local, a Prefeitura realizou, no dia 23 de fevereiro, o Feirão de Empregos de Biguaçu. A iniciativa ocorreu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a parceria de 18 empresas e instituições de ensino. Durante o evento, no Ginásio de Esportes Nagib Salum, foram ofertadas 354 vagas de trabalho, além de informações sobre cursos de qualificação e o Programa Jovem Aprendiz. Mais de 1.000 pessoas foram ao local em busca de uma oportunidade.

Programas municipais de incentivo

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua em duas frentes para o incentivo à criação e formalização de empresas e no preenchimento de vagas de emprego no município, com os programas Domicílio Fiscal e Biguaçu +Empregos.

O Domicílio Fiscal tem o objetivo de desenvolver e regularizar as empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços não estabelecidos quanto ao Cadastro Mobiliário Municipal e atrair novos investimentos. Essa iniciativa visa estimular a formalidade das atividades econômicas, permitindo ao prestador a possibilidade de emissão de notas fiscais de serviços e de otimização do tempo quanto à burocracia na abertura de empresas. As empresas ou profissionais autônomos não estabelecidos que se interessarem em aderir ao programa poderão eleger como domicílio fiscal o endereço fiscal da Casa do Empreendedor, que fica junto à Secretaria.

Já através do Biguaçu Mais Empregos, as pessoas podem contar com o portal do programa para encontrar uma oportunidade de trabalho ou participar de cursos de capacitação gratuitos, na modalidade de Ensino à Distância. A plataforma, que pode ser acessada através do site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, possibilita o cadastro de currículos e empresas e a candidatura às vagas disponibilizadas, de forma prática e totalmente gratuita.