Defesa Civil registra deslizamentos e alagamentos em Biguaçu

A Defesa Civil de Biguaçu está acompanhando a situação das chuvas que, novamente, vem causando transtornos no município, na Grande Florianópolis e litoral catarinense.

Até a manhã desta terça-feira, 20 de dezembro, foram registradas ocorrências de deslizamentos nas localidades do Bom Viver, Jardim Janaína, Prado e Saudade.

No bairro Prado, três casas foram atingidas por queda de barreira. Cerca de 10 pessoas estão sendo atendidas por equipes da Prefeitura, que providenciam abrigo e assistência às famílias.

O piso da garagem de um condomínio no bairro Bom Viver cedeu. Engenheiros da Secretaria de Planejamento estiveram no local e realizaram vistoria, que não apresentou risco à estrutura do prédio. Parte da garagem está interditada e a Defesa Civil continuará monitorando.

Também houve deslizamentos nas localidades de Três Riachos, Santa Catarina e Vendaval, obstruindo a passagem nas estradas. A Secretaria de Obras já está realizando a remoção de materiais e liberação das vias.

Nos bairros Centro e localidades do interior do município, como Três Riachos e Fazenda, registra-se o alagamento de vias.

Outros problemas pontuais, como queda de muros e árvores, também foram acompanhados durante a madrugada e manhã desta terça-feira.

O nível do Rio Biguaçu está alto, o que gera maior preocupação com a elevação da maré que deve ocorrer nas próximas horas.

Em casos de emergência, entre em contato com a Superintendência Municipal de Defesa Civil pelos números (48) 99146-9376 ou (48) 99171-8992 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Defesa Civil reforça as orientações e cuidados necessários a serem mantidos com a persistência do mau tempo:

– Fique atento à inclinação de postes e árvores, movimento de terra ou rochas próximo à residência e ao aparecimento de rachaduras em muros e paredes;

– Não dirija em locais alagados;

– Evite transitar em pontes e pontilhões submersos;

– Cuidado com crianças, idosos e animais de estimação nas proximidades de rios, ribeirões e valas;

– Não fique em locais abertos ou debaixo de árvores;

– Busque locais abrigados, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados;

– Fique longe de janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se que o banheiro de alvenaria é um local muito seguro.