Outubro Rosa: Biguaçu promove Dia D de exames preventivos

Para facilitar principalmente o atendimento das mulheres que não podem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana, seja em função do trabalho ou dos compromissos do cotidiano, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (22) o Dia D da campanha Outubro Rosa. UBS vão estar abertas para realizar mutirão de exames preventivos de câncer de colo do útero para todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual e solicitação de mamografia para aquelas com idade a partir dos 50 anos.

Não participam da ação apenas as UBS da Estiva, Fazenda e Sorocaba de Fora, as demais unidades estarão em funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 16h. Não é necessário agendar, o atendimento será feito por ordem de chegada.

Veja as orientações para a coleta do exame preventivo:

– Não estar menstruada, não ter relação sexual e não fazer uso de duchas ou lubrificantes vaginais nas 24 horas antes do exame;

– O exame deve ser feito a cada três anos, portanto se a mulher passou pelo procedimento nos dois últimos anos e os resultados foram normais, não é necessário refazê-lo neste momento.

Durante o Dia D, nos mesmos locais e horários, beneficiários do Programa Auxílio Brasil poderão fazer a verificação de peso e altura, condições necessárias para a garantia do benefício.

Lembrando que durante a semana as pacientes podem continuar procurando as UBS e os Agentes Comunitários de Saúde para pedir o agendamento dos exames.