Últimos dias das Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Pólio e de Multivacinação para crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde tem um importante comunicado às famílias de crianças e adolescentes menores de 15 anos: as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização das cadernetas entram em sua reta final. Ambas se encerram no dia 9 de setembro e tiveram início em 8 de agosto em todo o país.

A vacina contra a Pólio, em gotas, deve ser administrada às crianças de 1 ano a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a Multivacinação se destina a crianças de 0 a adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) para atualização do esquema vacinal.

E neste sábado (3), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro estará novamente aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h. A unidade esteve em funcionamento para a vacinação nos últimos sábados (13, 20 e 27 de agosto). O Dia D da mobilização das campanhas foi em 20 de agosto, quando outras UBS também estiveram abertas, vacinando um total de 477 crianças e adolescentes.

No entanto, a baixa cobertura vacinal está preocupando os órgãos de Saúde em todo o Brasil, principalmente a procura pela vacina contra a Pólio, também conhecida como Paralisia Infantil.

“A meta é vacinar 95% das crianças e para atingir esse patamar de proteção, pedimos aos pais que que levem seus filhos às UBS, para que possamos evitar problemas de saúde preveníveis com a aplicação das vacinas”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Bruno Célio da Silva.

A Poliomielite foi erradicada do Brasil desde 1994, mas casos foram registrados em alguns países pelo mundo nos últimos anos, o que diante da baixa cobertura acende um alerta para a volta da doença em território nacional. Ela pode atacar o sistema nervoso, causando problemas de respiração, paralisia de membros e até mesmo a morte.

Durante a semana, as vacinas são oferecidas seguindo o cronograma abaixo:

Bom Viver, Marco Antônio, Jardim Janaína, Centro, Vendaval, Santa Catarina, Prado, Cachoeiras e Três Riachos – de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13 às 16h

Saveiro – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30

Fundos – segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 22h

Para receber os imunizantes, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta da vacinação da criança ou adolescente.