Central de Confirmação de Agendamentos otimiza atendimentos na Saúde de Biguaçu

As faltas não justificadas são um problema recorrente e que afeta a eficiência dos serviços públicos de saúde. Para reduzir o número de abstenções e otimizar o reaproveitamento das vagas no município, a Secretaria de Saúde de Biguaçu criou a Central de Confirmação de Agendamentos. Anunciada neste mês de fevereiro, a novidade consiste na migração desse processo para o WhatsApp, permitindo que os pacientes não precisem mais se deslocar às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para retirar as autorizações para exames e consultas e garantindo a entrega de todos os avisos.

Em fase inicial de implantação, o projeto piloto está sendo testado nas UBS dos bairros Fundos e Prado, regiões com grande concentração de usuários, e, após a validação dos resultados, será expandido para as demais unidades. 

Na prática, o sistema funciona da seguinte forma:  um atendente faz uma ligação ou encaminha uma mensagem via aplicativo, informando sobre o agendamento e, posteriormente, o comprovante de marcação do atendimento é enviado. Os contatos são realizados  de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h.

Por isso, é fundamental que a população mantenha os dados cadastrais nas UBS sempre atualizados, para não haver desencontros e, consequentemente, a sobrecarga dos serviços pelo aumento das filas de espera.