Rio Biguaçu: Prefeito cumpre agenda em Brasília em busca de recursos para construção dos molhes

O prefeito Salmir da Silva cumpriu agenda em Brasília, nesta terça-feira (14), no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em busca de recursos para a construção dos molhes do Rio Biguaçu. Ele já havia cobrado recursos da União em 2021, durante agenda na Capital Federal, mas com a troca de governo o prefeito biguaçuense voltou para apresentar o projeto novamente e solicitar a garantia de verbas federais para a obra.

 

 

Salmir foi recebido no Ministério pelo diretor do Departamento de Obras Hídricas e Apoio a Estudos sobre Segurança Hídrica, Paulo Roberto Soares Júnior. O prefeito explicou a importância da construção dos molhes na foz do rio para prevenir danos causados com as marés elevadas, principalmente em dias de chuvas. “Sem os molhes, a maré leva areia para o fundo do rio, prejudicando a navegação. O rio assoreado também impede o rápido escoamento das águas pluviais em dias de fortes chuvas, deixando a cidade mais suscetível a alagamentos”.    

 

Os molhes terão 468 metros de extensão. Também haverá dragagem (retirada de sedimentos) do rio, permitindo que o canal mantenha a profundidade almejada por um período mais longo. Atualmente, a profundidade gira entre meio metro e 2,5 metros – dependendo do assoreamento. Após dragagem, o Rio Biguaçu manterá calado de cerca de dois metros por toda a extensão do projeto, facilitando a navegação de embarcações – melhorando o acesso para os pescadores e também àqueles que usam a marina.  

 

O prefeito também esteve no Ministério do Turismo, onde solicitou a liberação de recursos para a ampliação e modernização do Centro Cultural Casarão Born, que fica em frente à Praça Nereu Ramos. Para esta obra, a Prefeitura de Biguaçu já tem contrato de repasse assinado pelo Governo Federal e já fez a licitação, que foi considerada apta pela Caixa Econômica Federal, em setembro de 2022. Para o começo da ampliação e reforma falta apenas o Ministério do Turismo liberar a verba.    

 

“São duas obras importantes para Biguaçu, uma de infraestrutura e outra de grande importância cultural. Conseguimos debater assuntos de grande importância para o município, buscamos informações sobre projeto já protocolizados nos dois ministérios e recursos que vão melhorar a vida dos biguaçuenses”, comentou o prefeito.