Centro de Ensino Profissionalizante de Biguaçu forma 210 alunos em cursos de línguas

O aprendizado de uma nova língua pode ser a chave para um universo de possibilidades e oportunidades. Para 210 alunos do Centro de Ensino Profissionalizante (CEP) Biguaçu, esse objetivo foi alcançado na noite dessa terça-feira (13), com a formatura das turmas de Espanhol, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português para Estrangeiros.

A cerimônia, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal, Polo Jardim Carandaí (antiga Univali), bairro Rio Caveiras.

O prefeito Salmir da Silva destacou as ações realizadas para garantir boas formações para a população e parabenizou os formandos e professores. “Não medimos esforços para colocar à disposição dos biguaçuenses cursos gratuitos, que possam trazer colocação no mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal. Parabenizo os alunos pelo empenho em buscar qualificação e conhecimento e os profissionais que se dedicam a oferecer um ensino de qualidade”.

Finalizando o seu discurso, o prefeito também ressaltou que, “para quem tem interesse, em breve novas vagas serão abertas. Fiquem atentos às redes sociais e site da Prefeitura, para não perder nenhuma atualização sobre os períodos de inscrição”.

Os alunos, que concluíram os cursos, também deixaram depoimentos sobre suas experiências e expectativas para o futuro:

Fabíola Focilon, 28 anos, haitiana, mora em Biguaçu há nove meses, fez o curso Português para Estrangeiros e destacou sua importância. “Esse curso me ajudou muito, foi muito importante para melhorar minha comunicação com as pessoas aqui do Brasil, esse país que nos recebeu tão bem”, disse.

“O curso básico de Espanhol amplia nosso conhecimento, abre mais oportunidades de trabalho, de educação, facilitando a nossa comunicação com pessoas que falam essa língua e com as quais cada vez temos mais contato no nosso dia a dia”, destaca Vinícius da Silva de Souza, 27 anos, morador do bairro Rio Caveiras.

“Não tenho palavras para expressar a emoção que sinto por estar me formando no curso de Inglês Básico no CEP, com excelentes profissionais. É, sem dúvida alguma, um dos melhores momentos da minha vida, me sinto imensamente feliz por mais um objetivo conquistado”, enfatizou a professora da rede municipal e aluna do CEP, Graciele Dias, 36 anos, moradora do bairro Bom Viver.

Após o recebimento dos diplomas, as turmas também tiveram a oportunidade de demonstrar um pouco do que aprenderam em sala de aula, em apresentações para as pessoas que acompanhavam a solenidade.

Premiação do concurso “Ao Redor da Ibero América”

Os motivos para comemorar não pararam na entrega dos certificados, outro momento marcante da solenidade foi a premiação do concurso cultural “Ao Redor da Ibero-América”, em que Biguaçu teve três alunos finalistas e uma estudante vencedora da etapa nacional.

O programa, desenvolvido pela empresa Veolia, é uma campanha de sensibilização ambiental, que neste ano teve como tema “A urgência de cuidar da água: pequenas ações, grandes mudanças”.

No município, com o apoio da Secretaria de Educação, o projeto abordou o assunto de forma didática e recreativa, através de atividades realizadas em 12 escolas, nas turmas de 5º ano, tendo a participação de 349 crianças e 8 professores.  Os exercícios contribuíram também para a elaboração dos trabalhos finais, inscritos para a competição.

Conforme regulamento do concurso, três projetos da rede municipal foram pré-selecionados, e o classificado para representar a cidade em nível nacional foi o da estudante Isadora do Nascimento, aluna da EBM Fernando B. Viegas de Amorim, que gravou um vídeo mostrando hábitos simples que podem ajudar no consumo responsável e economia dos recursos hídricos. Toda a explicação foi feita em Libras, forma de comunicação utilizada por ela, com tradução escrita.

A votação para escolha do vencedor foi realizada pela internet, através de curtidas nas redes sociais Facebook e Instagram. E não só os colegas, professores e familiares participaram desse resultado, a população, após campanha realizada nas páginas da Prefeitura, também fez a diferença no número de votos.

Como prêmios da etapa nacional, a aluna recebeu um kit digital composto por tablet, computador, impressora e internet por um ano, e ainda uma bolsa para um curso escolhido por ela. A escola também foi agraciada com três notebooks e uma impressora.

Os outros dois estudantes finalistas, Bernardo Campos da Silva, da EBM Ruth Faria dos Reis, e Emilly Vitória Becker Ferreira, também da EBM Fernando B. Viegas de Amorim, receberam kits Veolia.

E para incentivar a adesão aos materiais reutilizáveis desde a infância, todos os meninos e meninas participantes também serão presenteados com garrafinhas ecológicas.

Segundo o secretário de Educação, Prof. Dr. Oscar Silva Neto, “Biguaçu sempre será parceira de ações como essa, que têm um impacto tão positivo na formação das nossas crianças. Afinal, temos uma vencedora nacional no município, o que é extremamente honroso e gratificante para nós gestores e para toda a equipe técnica da Educação.  Meus sinceros parabéns aos organizadores, mas especialmente aos professores e alunos que conseguiram esse destaque com muito esforço e dedicação”, finalizou Oscar.

Também prestigiaram o evento, integralmente traduzido para Libras, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, o vereador Cristyan Silveira Prazeres, o representante da Veolia Brasil e gerente do aterro sanitário de Biguaçu, Willian Sgobbi, a coordenadora do programa “Ao Redor da Ibero-América”, Caroline Ramos, e os  familiares e amigos dos formandos CEP 2022.