Mês da Consciência Negra: Biguaçu promove evento contra o racismo

Novembro está chegando ao fim, e no mês da Consciência Negra, um debate não pode acabar: a luta contra o racismo precisa ser constante. Segundo dados do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o estado é recordista quando o tema é injúria racial. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, Santa Cataria registrou o maior número de casos no Brasil, com 2.865 violências, uma média de 7,8 por dia.

Para que esses crimes sejam combatidos e com o objetivo de erradicá-los, a discussão sobre o tema precisa ocorrer em todos os espaços da sociedade, pois é necessário obter o conhecimento e disseminá-lo, contribuindo com a redução de preconceitos e discriminações.

E é com esse propósito que a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizará um evento alusivo aos dias 18 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Racismo, e dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, datas que marcam a importância do debate e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país, e sobre avanços na luta do povo negro e a celebração da cultura afro-brasileira.

O evento será realizado na próxima terça-feira (29), a partir das 14h, no salão da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na Rua 17 de Maio, s/n, no bairro Praia João Rosa. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. As inscrições podem ser efetuadas presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou por meio do link https://bit.ly/mesdaconsciencianegrabiguacu. As vagas são limitadas.

Na oportunidade, estarão representadas a Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (GEIRI), com a participação da gerente da área, Regina Celia da Silva Suenes, e o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina (CEPA/SC), com o presidente da entidade, professor Marcos Aurélio dos Santos.

“Esse é um momento de nos unirmos em prol de um assunto tão importante para a sociedade, debater sobre esse tema faz com que as pessoas tenham mais conhecimento, pois o racismo é crime e deve ser sempre combatido”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Sarita Mello Peixoto Orsi.

Saiba onde denunciar

Racismo é crime, conforme a Lei n° 7.716/1989. Veja quais são os meios para registrar as denúncias:

– Disque 100: as denúncias poderão ser realizadas de forma anônima ou identificada, de acordo com a solicitação do denunciante.

– Delegacia de Polícia mais próxima: registre a ocorrência. É importante informar que o crime não é de menor potencial ofensivo e deve ser investigado por meio de inquérito.