Biguaçu celebra 200 anos da Independência do Brasil com desfile cívico

Os 200 anos da Independência do Brasil serão comemorados com o tradicional desfile cívico em Biguaçu. No dia 7 de setembro, a Rua Barão do Rio Branco, no bairro Centro, receberá cerca 3.000 pessoas para a marcha oficial, entre representantes de instituições de ensino e de segurança pública, ONGs, projetos sociais e entidades religiosas. O início da mobilização está previsto para 9h, conforme programação preparada pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.

A abertura de Semana da Pátria está agendada para quinta-feira, 1 de setembro, e deve ocorrer em solenidade realizada em frente ao prédio da Prefeitura a partir das 14h, com hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro.

O tema escolhido para marcar a celebração neste ano é “Biguaçu: Mosaico Cultural”.  A proposta é resgatar a diversidade cultural e étnica do município, como suas tradições, arquitetura, culinária, arte e música em alusão aos colonizadores do município, homenageando ainda toda a pluralidade presente na formação do país.

O retorno do desfile, após dois anos, será consagrado com música de qualidade. A largada será dada pela orquestra e pelo coral da Escola de Música Reduzino Romão de Faria, que ficará responsável por executar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência. Já a banda da Assembleia de Deus estará presente durante todo o desfile.

Estão confirmadas as participações de alunos de Centros de Educação Infantil, escolas municipais, estaduais e particulares, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de Convivência dos Idosos (CCI), ONG Lindo Balão Azul, projetos e escolinhas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), grupos de escoteiros, igrejas evangélicas, instituições de ensino superior e do Corpo de Bombeiros Militar.

A organização do evento preparou uma ordem para o desfile. Veja a seguir qual será a posição de cada grupo:

1º Bloco

Guarda de Honra

Banda

EEB Professor José Brasilício

ONG Lindo Balão Azul

APAE

Centro de Convivência dos Idosos (CCI)

2º Bloco

EBM Donato Alípio de Campos

GEM Célia Lisboa dos Santos

Colégio Educar