Biguaçu está no Mapa do Turismo Brasileiro

Uma grande conquista para Biguaçu: o município recebeu do Ministério do Turismo o certificado que firma a sua inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro. O registro nacional reúne as cidades com real potencial turístico e norteia a destinação de políticas públicas e recursos para fomento do setor em todas as regiões do país. O documento oficial foi entregue à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul) nessa segunda-feira (28).

O reconhecimento no Sistema de Informações do Mapa do Turismo deve contribuir para o desenvolvimento do turismo local, trazendo maior possibilidade de investimento em infraestrutura, projetos, capacitações e demais ações que possam potencializar os atrativos da cidade e despertar o interesse tanto dos turistas quanto do mercado.

Para efetivar o cadastro, as cidades devem atender a diversos critérios, como possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para aplicação, contar com um Conselho de Turismo ativo, ter as empresas e profissionais do setor credenciados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos e comprovar que integra uma instância de governança regional no turismo.

Segundo secretário Davi Oliveira, “o Conselho de Turismo de Biguaçu foi formalizado pela Secetul neste ano, sendo primeiro da história do município a ser oficializado e a estar comprovadamente em atividade. Esse é um dos requisitos que oportunizou a nossa entrada para o Mapa do Turismo Brasileiro”.

O gerente de Turismo, Luiz Gustavo da Silva, apontou o destaque alcançado com o recebimento do certificado, através do Programa Nacional de Regionalização do Turismo. “Dentro da Instância de Governança Turística da Grande Florianópolis, somos uma das nove cidades que conseguiram concluir as etapas de cadastramento e receber a certificação, por meio da comprovação das nossas potencialidades.”