Prefeitura de Biguaçu entregará mais de 6 mil kits de materiais escolares aos alunos da rede municipal

Os preparativos para o ano letivo 2022 estão a todo vapor no município. A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu mais de 6 mil kits de materiais escolares que serão distribuídos para os alunos da educação infantil, ensino fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O início da entrega está previsto já para o primeiro dia de aulas, 7 de fevereiro.

Os estojos seguem o padrão determinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e são constituídos de utensílios indicados para cada faixa etária de estudantes, ou seja, serão ofertados quatro kits diferentes. Veja quais itens cada um deve conter e quantos serão distribuídos conforme a fase educacional:

Educação Infantil – 2.900 kits contendo: uma agenda escolar; dois apontadores com depósito; duas borrachas escolares; dois cadernos de desenho espiralados de 96 folhas; um estojo de canetinhas hidrográficas; duas colas brancas escolares; três kits de cola colorida; uma caixa de giz de cera; duas caixas de lápis de cor; quatro lápis grafite; duas caixas de massa para modelar; uma pasta plástica transparente com elástico; uma tesoura de ponta arredondada, uma caixa de tinta guache.

Ensino Fundamental I – 1.600 kits contendo: uma agenda escolar; dois apontadores com depósito; duas borrachas escolares; quatro cadernos escolares grampeados de 80 folhas; um caderno de desenho espiralado de 96 folhas; uma calculadora de bolso 8 dígitos; um estojo de canetinhas hidrográficas; uma cola branca escolar; três kits de cola colorida; uma caixa de lápis de cor; quatro lápis grafite; um Material Dourado Individual; uma tesoura de ponta arredondada.

Ensino Fundamental II – 1.200 kits contendo: uma agenda escolar; dois apontadores com depósito; duas borrachas escolares; dois cadernos universitários espiralados de 200 folhas; uma calculadora de bolso 8 dígitos; quatro canetas esferográficas, duas azuis, uma preta e uma vermelha; uma cola branca escolar; um esquadro 45º; um esquadro 60º; uma caixa de lápis de cor; quatro lápis grafite; uma régua plástica de 30 cm; transferidor 180º.

EJA – 400 kits contendo: uma agenda escolar; três cadernos universitário espiralados de 200 folhas; uma calculadora de bolso 8 dígitos, quatro canetas esferográficas, duas azuis, uma preta e uma vermelha; duas caixas de grafite 0.7; uma lapiseira 0.7; uma régua plástica de 30 cm.

Os materiais contemplam toda a lista anteriormente encaminhada pelas unidades de ensino aos pais e responsáveis, sendo que os itens de uso coletivo também serão fornecidos pela Secretaria às Escolas Básicas Municipais, Grupos de Educação Municipal e Centros de Educação Infantil Municipais, não havendo necessidade de aquisição por parte das famílias.

O secretário Oscar Silva Neto, declarou que “sabemos que nem todas as famílias têm condições para comprar todos os materiais escolares solicitados na lista, por isso dentro do proposto em nosso plano de governo, trabalhamos para voltarmos a oferecer esses itens gratuitamente aos alunos. Os kits foram montados para atender necessidades apresentadas em cada fase do processo de aprendizagem, sendo essa a única distinção entre os materiais que serão entregues. Todos são de excelente qualidade, além de reforçar o senso de pertencimento com os cadernos personalizados com imagens do município, valorizando Biguaçu.”

Para o prefeito Salmir da Silva, “possibilitar o acesso a todos os materiais gratuitamente também é uma forma de estímulo à educação e uma ação de justiça social. Cientes de que terão tudo aquilo de que precisam para participar das aulas, os alunos tendem a se sentir mais confortáveis no ambiente de ensino e podem ter um melhor rendimento. Essa é mais uma das ações implementadas para melhorar a qualidade de educação no município, que é prioridade em nosso governo, em breve traremos mais novidades.”