Mobilidade: construção de ponte sobre o Rio Biguaçu e ligação de pista marginal são pautas de reunião em Brasília

O prefeito Salmir da Silva se reuniu nesta quarta-feira, 8 de dezembro, com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, na sede da instituição, em Brasília, Distrito Federal. Em pauta, um assunto de grande relevância para o município, coincidentemente no mesmo dia em que um acidente paralisou o trânsito local: a construção da quarta ponte na rodovia BR-101, sobre o Rio Biguaçu, criando assim a ligação dos bairros Centro e Prado, sem necessidade de acesso ao eixo principal.

A obra, se executada, irá proporcionar mais segurança e melhorar a mobilidade urbana. Os congestionamentos diários causam acidentes e geram transtornos para quem precisa usar a saída 193 a fim de se deslocar a vários bairros da cidade e ao município de Antônio Carlos.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas proximidades do local, de 2017 a novembro de 2021 ocorreram 289 acidentes, com 250 feridos e 8 mortos.

“Esse pleito que apresentamos em Brasília é urgente e precisamos de uma solução o mais rápido possível. Diariamente sofremos com o trânsito caótico e com as filas que se formam. Entregamos aqui informações importantes e esperamos que com isso as autoridades federais se sensibilizem e atendam nosso pedido”, destacou o prefeito Salmir.

O senador Dário Berger participou da reunião e enfatizou a importância dessa demanda. “Essa é uma reivindicação antiga. O prefeito Salmir me relatou a situação já no início de seu mandato e realmente é um descaso o que aconteceu com Biguaçu, uma vez que as obras nas marginais da BR-101 em outros municípios já foram ou estão sendo executadas. Esse problema precisa ser resolvido, por isso reforçamos o pedido de aprovação do projeto na ANTT, para que ele possa sair do papel já a partir de 2022”, finalizou o senador Dário.

Segundo o diretor da Agência, todas as interferências em rodovias administradas por concessionárias são discutidas na revisão do contrato que é feita a cada cinco anos, mas que por entender a gravidade do problema, vai elencar o pedido como prioridades da ANTT para o ano de 2022.

Iluminação da rodovia

A iluminação da rodovia no perímetro urbano de Biguaçu também foi um dos temas discutidos com a ANTT. O prefeito Salmir apresentou imagens de trechos da estrada federal dentro do município em que o serviço não foi implantado, em comparação com os municípios de Palhoça e São José.

Outras agendas

Em Brasília desde terça-feira, 7, o prefeito participou de reuniões na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. No Congresso pediu recursos e emendas para o município. “Esse é o momento que os parlamentares definem as emendas para o próximo ano. Solicitamos recursos para todas as áreas e esperamos que os deputados e senadores olhem com atenção para nossa cidade” explicou Salmir.

Preocupado com a situação das famílias da Praia Bento Francisco, que lutam na Justiça pela permanência no local em que residem, o prefeito se reuniu com a deputada Ângela Amin, presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, solicitando apoio à causa. A pedido da deputada, serão levantadas informações e documentações junto à comunidade, para posterior reunião com as partes para buscar uma solução para o impasse.

Em razão de uma ação movida pela Arteris, os moradores correm o risco de ter que abandonar residências por supostamente, suas propriedades estarem dentro da faixa de domínio da concessionária. “É um compromisso nosso, do Município, apoiar essa situação que tem preocupado dezenas de famílias, sendo que muitas delas estão instaladas na região antes de BR e têm a pesca como fonte de renda”, defendeu Salmir.