Campanha ambiental internacional é lançada para alunos das escolas municipais de Biguaçu 

Uma importante ação foi novamente levada às escolas da rede municipal de Biguaçu com o lançamento da 10ª edição do concurso “Ao Redor da Ibero-América”, nessa quinta-feira (24). O projeto, que tem como principal missão conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e capacitá-las para serem agentes ativos da transformação ecológica, é uma iniciativa promovida pela Veolia, empresa responsável pela coleta de resíduos e pelo aterro sanitário localizado no município, em colaboração com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Em Biguaçu, a iniciativa tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. 

O lançamento do concurso, que ano após ano envolve as escolas municipais nesta importante campanha ambiental internacional, foi realizado na EBM Prof. Fernando Bruggemann Viegas de Amorim, no bairro Jardim Janaína, contando com as presenças do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, do secretário de Educação, Oscar Silva Neto, de professores, alunos e representantes da empresa organizadora. E foi da escola Viegas que, na edição do ano passado, saiu uma das finalistas do Brasil: a aluna Isadora do Nascimento teve o seu projeto escolhido para a etapa nacional. 

No encerramento da cerimônia, o vice-prefeito Alexandre falou sobre a importância da ação. “Na infância, adquirimos muitos dos conhecimentos que serão levados para a fase adulta. Por isso, um projeto como esse deve ser valorizado e incentivado, para que as nossas crianças cresçam com a consciência de que cuidar do meio ambiente é primordial para a manutenção da vida no nosso planeta. Em nome da Prefeitura de Biguaçu, parabenizo a Veolia por essa iniciativa e peço aos nossos professores e alunos que continuem se dedicando, a fim de que possamos repetir os excelentes resultados da última edição”. 

Com o tema central deste ano, “Aproveitando melhor os recursos: água, resíduos e energia”, o projeto vai engajar um total de 105 escolas públicas, provenientes de 17 cidades brasileiras.  Focado em estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, o programa alcança as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Alagoas. Além do Brasil, o concurso também se desdobra em um total de nove países da América Latina, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Equador, México, Peru e Uruguai. 

Em Santa Catarina, participam escolas de Biguaçu, Antônio Carlos, Balneário Piçarras, Barra Velha, Blumenau, Bombinhas, Palhoça, São Francisco do Sul, Tijucas, Penha e Governador Celso Ramos. 

Concurso de redação e desenho 

Durante um período de oito semanas, educadores e estudantes estarão imersos em atividades voltadas para a conscientização ambiental, abordando as mudanças climáticas em curso e apresentando exemplos práticos de ações para reverter esse cenário. As atividades englobam a sala de aula e o trabalho em grupo, estimulando também o envolvimento das famílias dos alunos. Ao final das atividades, os estudantes terão a chance de participar de um concurso de redação e desenho em âmbito nacional, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do processo. 

Os esforços e dedicação dos alunos e professores serão recompensados: os três melhores classificados em cada cidade, tanto em redação quanto em desenho, receberão brindes sustentáveis, como bicicletas e kits ecológicos. E o grande vencedor nacional terá a oportunidade de embarcar em uma viagem à região do Eje Cafetero, na Colômbia, acompanhado por um responsável. Esse é o mesmo cenário que inspirou o filme da Disney, “Encanto”, e lá o vencedor se encontrará com os demais vitoriosos da América Latina. Todas as despesas da viagem serão custeadas pela Veolia. 

“Esse com certeza é mais do que um simples concurso! Hoje reunimos representantes de todas as escolas municipais, para falar a respeito e promover essa ação, que impactará positivamente a trajetória dos nossos estudantes, não só pelos aprendizados, mas pelas oportunidades proporcionadas. Parabéns e obrigado Veolia, ficamos muito felizes por essa parceria”, destacou o secretário de Educação, Prof. Dr. Oscar Silva Neto.

Vale destacar que tanto a escola quanto o professor do grande vencedor nacional também serão agraciados. O educador receberá um notebook e uma mochila, enquanto a instituição escolar será contemplada com um kit digital contendo notebook, projetor e impressora. Ao final desse concurso, todas as 6 mil crianças participantes receberão brindes oferecidos pela Veolia.