Biguaçu inaugura Ambulatório da Saúde da Mulher

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, acaba de anunciar a abertura do mais novo centro de cuidados e atenção ao bem-estar e qualidade de vida da população. O Ambulatório da Saúde da Mulher foi inaugurado nesta quinta-feira (6), com a proposta de ofertar atendimento especializado para pessoas em idade reprodutiva e gestantes. A ala, incorporada à estrutura da Policlínica Municipal, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No espaço, que conta com três consultórios e uma equipe formada por duas ginecologistas e uma enfermeira, o público terá acesso facilitado a serviços gratuitos como a coleta do exame preventivo por livre demanda, às quartas-feiras pela manhã e sextas-feiras, no período da tarde.

Outras especialidades oferecidas, mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde, através do Sistema de Regulação (SISREG), são: orientações sobre métodos contraceptivos, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), autoexame de mama, amamentação e aleitamento materno, colocação do DIU e acompanhamento em caso de constatação de alterações no resultado do preventivo.

Durante o ato de inauguração do Ambulatório, o prefeito Salmir da Silva comemorou a entrega da ala e pontuou outras medidas adotadas para trazer avanços à Saúde do município. “ É uma alegria abrir as portas deste local, que vai suprir uma grande demanda e minimizar o sofrimento de muitas pessoas, que passam por problemas de saúde e estão à espera de atendimento. Da mesma forma, estamos trabalhando para levar outras novidades para todas as regiões de Biguaçu. Desde o início desta gestão, temos realizado estudos para identificar deficiências e definir prioridades e, com o apoio da equipe da Saúde, estamos evoluindo e oferecendo para os biguaçuenses serviços cada vez mais eficientes, profissionais capacitados, ampliação da oferta de diversas especialidades e estruturas próprias para o desenvolvimento das atividades”, complementou Salmir.

Em um discurso emocionado, a secretária de Saúde, Magali Eliane Prazeres, relembrou que “ a execução deste projeto demandou tempo, planejamento e esforço de toda a equipe, para que o produto final estivesse à altura do que a população do nosso município merece e de fato necessita. Os serviços oferecidos aqui podem, além de garantir qualidade de vida, salvar a vida de muitas pessoas, por meio da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para cada caso. Agradeço a todos que fizeram parte dessa realização, especialmente ao prefeito Salmir e ao vice-prefeito Alexandre, que nos apoiam, incentivam e não medem esforços para trazer melhorias para  Saúde de Biguaçu”.

A secretária falou ainda sobre o processo de preparação do ambiente para recepção e assistência aos pacientes. “ O espaço foi reformado, compramos novos equipamentos e escalamos profissionais preparados para oferecer todo o suporte necessário para as pessoas que buscam por essas especialidades. E tudo isso com recursos e mão de obra próprios”

Também prestigiaram a abertura da ala o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, secretários municipais, vereadores, servidores e representantes da comunidade.

Endereço

A Policlínica Municipal Luiz Carlos Martins fica na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, nº 114, bairro Praia João Rosa.