Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Prefeitura de Biguaçu premia vencedores do concurso de redação Combate à Violência Contra a Mulher

Publicado em 18/11/2021 às 14:43 - Atualizado em 18/11/2021 às 14:47

Josefa Ciene dos Santos Barros- primeiro lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos
Créditos: Fernando Mendes Baixar Imagem

A fim de conceder reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em conjunto por alunos e professores do município com base no tema Combate à Violência Contra a Mulher, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite dessa quarta-feira (17) o evento de premiação dos primeiros e segundos colocados em três categorias do concurso de redação promovido no mês de outubro.

 

Seis estudantes receberam as honrarias e puderam apresentar seus textos, que permearam importantes questões como os tipos de violência praticadas contra as mulheres, em que locais elas costumam ocorrer com mais frequência, como agir diante de uma situação de agressão, a influência do machismo nesse cenário e como o feminismo pode ajudar a transformar essa realidade. Conheça os vencedores:

 

Ensino Fundamental - 4º e 5º anos

Primeiro lugar- Juan Guilherme Rios Fraga, aluno da E.B.M Professor Manoel Roldão das Neves;

Segundo lugar- Maria de Lourdes Barbosa Heinz, também aluna da E.B.M Professor Manoel Roldão das Neves.

 

Ensino Fundamental - 8º e 9º anos

Primeiro lugar- Vitor Hugo da Silva Isaac, aluno da E.E.B Professora Tânia Mara Faria e Silva Locks;

Segundo lugar- Kalvin Henrique Veiga, também aluno da E.E.B Professora Tânia Mara Faria e Silva Locks.

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Primeiro lugar- Josefa Ciene dos Santos Barros, aluna da E.B.M Professor Donato Alípio de Campos;

Segundo lugar- Yasmin de Oliveira Côrrea, também aluna da E.B.M Professor Donato Alípio de Campos.

 

Disputaram os primeiros lugares na categoria EJA representantes dos três polos do município: E.B.M Fernando B. Viegas de Amorim, E.B.M Donato Alípio de Campos e E.B.M Olga de Andrade Borgonovo.

 

Complementando as informações trazidas pelos alunos, o secretário Oscar Silva Neto expôs algumas formas de intimidação e coação utilizadas por homens para diminuir e constranger as mulheres dentro de seus ambientes de trabalho ou de ensino, a exemplo do mansplaining e do manterrupting, termos que exprimem as ações de assumir o lugar de fala durante a explicação de uma mulher e de interrompê-la durante o seu discurso. “Convido a todos a refletir sobre o assunto e tornar parte do nosso cotidiano o combate a todas as formas de violência contra a mulher”, finalizou Oscar.

 

“Parabenizo aos alunos que participaram do concurso, que escreveram excelentes redações e passaram lindas mensagens em suas palavras. Os dados com relação à prática de agressão contra as mulheres são alarmantes, não podemos olhar para o outro lado ou cruzar os nossos braços diante desse quadro. Elas precisam ser respeitadas e amadas e não somente quando fazem parte do nosso convívio, mas em qualquer situação. Por isso, acredito que aqui plantamos uma semente para a garantia de um futuro com segurança, liberdade e dignidade para todas”, destacou o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza.

 

Ao final da cerimônia, a desembargadora Salete Sommariva, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e atual presidente do Colégio dos Coordenadores Estaduais da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, tratou sobre relacionamentos abusivos, como identificar sinais de alerta e onde buscar apoio, na palestra “Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres”.

 

Também prestigiaram o evento o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Nunes de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, Ednei Muller Coellho e os vereadores Israel Gaspar, João Luiz Luz, Laudemir Pastorello, Lucas Rosa Vieira, Luiz José Martins Júnior e Salete Orlandina Cardoso, além de profissionais da Educação, pais e colegas dos premiados.

 

 

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar