vacina
Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos

Publicado em 13/10/2021 às 07:56 - Atualizado em 13/10/2021 às 07:56

Créditos: Divulgação PMB Baixar Imagem

Atenção pais ou responsáveis de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias): até 29 de outubro leve seu filho para atualizar a caderneta de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Campanha Nacional de Multivacinação ocorre em todo país e neste sábado, 16 de outubro, será o dia D, quando as UBS estarão abertas para aplicação dos imunizantes, no horário das 8h às 17h, exceto UBS Estiva, UBS Fazenda e UBS Sorocaba de Fora.

Durante a semana as vacinas estarão disponíveis nas UBS, com exceção das UBS Sorocaba de Fora, UBS Sorocaba de Dentro, UBS Tijuquinhas, UBS Estiva e UBS Fazenda.

A multivacinação tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação da criança e do adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

Leve documento de identificação da criança e do adolescente, bem com a caderneta de vacinação, e documento do pai ou responsável.

Bolsa Família

Conjuntamente à Campanha Nacional de Multivacinação será realizado o acompanhamento de saúde das famílias que recebem o benefício Bolsa Família, com as atualizações de peso, altura e vacinas. Procure a UBS mais próxima de sua casa durante a semana ou no dia D, 16 de outubro.

Caso a sua família seja beneficiária do Bolsa Família e está há mais de dois anos sem atualizar o Cadastro Único, faça contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (48) 3094-4128.