vacina
Terceira etapa de vacinação contra Gripe inicia nesta quarta-feira

Publicado em 08/06/2021 às 10:20 - Atualizado em 08/06/2021 às 10:20

Terceira etapa de vacinação contra Gripe inicia nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 9 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) entra na sua terceira e última etapa, que segue até 9 de julho. O grupo contemplado nessa fase inclui os seguintes públicos:

- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros);

- Forças armadas;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade.

Neste ano, a campanha de vacinação contra a Gripe coincide com a aplicação das doses contra a COVID-19 e por isso, a prioridade será a aplicação da vacina contra o Coronavírus para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas campanhas, como é o caso dos caminhoneiros e das pessoas portadoras de doenças crônicas ou deficiência permanente.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a COVID-19 e contra a Influenza conjuntamente. A indicação é de que haja pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma vacina e a outra.

Em Biguaçu, a vacina contra a Gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto UBS Tijuquinhas, UBS Estiva, UBS Fazenda UBS Sorocaba de Dentro e UBS Sorocaba de Fora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

Em virtude da vacinação contra a COVID-19 na Policlínica Municipal, não serão aplicadas doses contra a Influenza e outras vacinas de rotina. A UBS Fundos manterá a sala de vacina aberta para vacinação de rotina e Influenza até às 18h30, podendo ser procurada por qualquer munícipe de Biguaçu após as 16h30.

É necessário apresentar documento de identificação com foto e de comprovação da condição de público-alvo. Pessoas que já tomaram a vacina contra a COVID-19 também devem levar o comprovante que receberam após a aplicação desse imunizante.

Dia D

Para quem não conseguir comparecer às UBS durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover o Dia D de vacinação contra a Gripe. Será no sábado, dia 19, das 8h às 16h, em todas as UBS do município.

Leve a documentação citada acima.